Dica, Quantum

Veja como recalibrar a bateria do smartphone

As baterias de nossos smartphones são componentes extremamente sofisticados, monitoradas constantemente por complexos circuitos que controlam todos os aspectos de seu funcionamento, como carga, descarga e monitoramento da capacidade. Mas como em todo sistema complexo, às vezes as coisas não funcionam como deveriam. O resultado é uma bateria que descarrega rápido demais, fica “travada” em um determinado percentual por horas a fio ou cuja carga flutua loucamente ao longo do dia. Quando isso acontece, recalibrar a bateria do smartphone pode ser uma solução. É um procedimento simples, que pode economizar uma visita à assistência técnica. Veja como fazer.

Passo-a-passo para recalibrar a bateria do smartphone

Recalibrar a bateria do smartphone pode ser uma solução nos casos em que o aparelho desliga sozinho mesmo indicando carga restante (especialmente se acima de 10%), se a bateria subitamente começa a durar muito menos que o normal ou se, sem explicação, a bateria “recarrega” rápido demais (por exemplo: se antes levava duas horas e agora apenas 15 minutos).

Para fazer o procedimento você vai precisar do cabo e carregador, de preferência os originais, e um pouco de tempo. Aí é só seguir estes passos.

  1. Use seu smartphone normalmente até que a carga da bateria chegue a 10%. Você pode usar o método que quiser para “descarregar” ela mais rapidamente: jogue um jogo, faça uma maratona de Netflix, qualquer coisa vale.
  2. Quando a carga chegar aos 10%, desligue o celular.
  3. Com o aparelho desligado, conecte-o ao carregador. Deixe ele carregando desligado até o indicador na tela mostrar 100% de carga.
  4. Refaça os passos 1 a 3 mais uma vez.
recalibrar a bateria do smartphone
Um smartphone desligado, recarregando a bateria

A partir daí é só usar o smartphone normalmente. Se os sintomas persistirem, pode ser que a bateria esteja com problemas ou no fim de sua vida útil, especialmente se seu smartphone tem 2 anos de uso ou mais.

Nesses casos, recomendamos que entre em contato com a equipe de suporte técnico da fabricante de seu smartphone. Se ele é um Quantum, visite a página servicos.meuquantum.com.br/suporte, ou ligue para 3004-2244 (Capitais e Região) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

Photo credit: James Almond via Visual hunt / CC BY-SA

4 Comments

  1. A bateria do Quantum fly é a pior bateria celular q eu já tive perde até para o meu j3 da Samsung q tem a bateria menor q o fly se eu soubesse disso jamais compraria esse smartphone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.