Desenvolvedores, tanto de hardware como de software, frequentemente usam codinomes em seus projetos. Seja para se referir a eles de uma forma mais fácil na comunicação no dia-a-dia, ou então para ocultar sua natureza. Um exemplo histórico é o codinome Marklar usado pela Apple durante o desenvolvimento da primeira versão do Mac OS X para processadores Intel. Com o sistema operacional Android, da Google, não é diferente. Além de um número (1.5, 4.4, 5.1, etc… ) cada versão tem um apelido, como Gingerbread ou Marshmallow. Mas você conhece a história por trás dos codinomes do Android? É o que vamos explicar neste artigo.
A origem dos codinomes do Android
A tradição de dar nomes “doces” às versões do Android começou durante o desenvolvimento da primeira versão pública do sistema, a 1.5, e foi iniciada por Ryan Gibson, gerente do projeto na época. Ela teria surgido devido à enorme quantidade de “guloseimas” consumidas pelos desenvolvedores trabalhando longas horas durante os primeiros anos do projeto.
Segundo Hiroshi Lockheimer, atual Vice-Presidente Sênior de Android e Chrome na Google, a idéia comum de que os codinomes do Android são sempre nomes de “sobremesas” não está totalmente correta: de acordo com o executivo, o tema são “gostosuras” (tasty treats, em inglês), o que explica nomes como KitKat (um popular chocolate da Nestlé), Lollipop (pirulito) e Marshmallow.

O Android 1.5 foi o primeiro a ter um codinome “doce”, Cupcake. A partir daí, todos os codinomes seguem o tema em ordem alfabética, culminando no atual Android 6.0 “Marshmallow”. Mas porque começar na letra C? Antes do Android 1.5 a Google preparou duas versões internas, 1.0 e 1.1. Aparentemente, ao oficializar a nomenclatura a equipe decidiu que a terceira versão deveria começar pela terceira letra do alfabeto.
Um buffet de sobremesas
A princípio o critério da Google que decide quando uma nova “sobremesa” é criada não parece muito claro. Novas versões do sistema (1.x, 2.x, 3.x, etc…) sempre recebem um codinome, mas às vezes eles também são atribuídos para revisões de uma versão.
Por exemplo, o Android 2.0 e 2.1 compartilharam o mesmo codinome, Eclair, mas a família “4.x” teve três codinomes diferentes: Ice Cream Sandwich (4.0), Jelly Bean (4.1 a 4.3) e Kit Kat (4.4). Na prática, sempre que uma versão acumula “mudanças significativas”, seja na interface ou recursos internos, ela recebe um novo apelido.
Em ordem alfabética, seguem abaixo todas as versões do Android já lançadas, e seus respectivos codinomes:

O primeiro smartphone Android lançado no Brasil, o Motorola DEXT, rodava o Android 1.5 Cupcake. E se você não se lembra do Honeycomb, não se preocupe: foi uma versão do Android lançada apenas para tablets, como o Motorola XOOM. Com o lançamento do Android 4.0 Ice Cream Sandwich o sistema operacional foi novamente unificado, e uma só versão passou a funcionar nos dois tipos de aparelhos.
Doces esculturas
Além de um codinome, cada versão do Android ganha uma escultura instalada em um jardim próximo ao Centro de visitantes na sede do Google em Mountain View, na Califórnia. O local acabou sendo apelidado de Android Lawn (algo como “O Gramado do Android”) e se tornou uma atração turística. Quer visitá-lo? Você pode fazer isso usando o Google Maps.
“Nat & Lo”, funcionárias da Google que produzem uma série no YouTube sobre os projetos da empresa, fizeram um vídeo onde falaram um pouco sobre a história dos codinomes do Android e visitaram o estúdio da Themendous durante a criação da estátua do Marshmallow para mostrar o processo:
E o próximo Android?
A Google já liberou uma “prévia” do Android N para os desenvolvedores, mas assim como fez com o Marshmallow no ano passado, ainda não divulgou o nome do sistema. A especulação corre solta, com rumores de que o sistema seria chamado de Nutella ou Nougat. Mas em vez de dar dicas, neste ano a Google resolveu fazer diferente: criou um site onde qualquer pessoa pode enviar uma sugestão de codinome para o sistema.
Os termos de serviço lembram que o “concurso” é apenas para fins de entretenimento, e que a Google não irá entregar nenhum tipo de premiação ou crédito a quem sugerir o nome vencedor. Ainda assim, não custa participar. Se acertar, pelo menos você poderá dizer “fui eu que sugeri!” 😉
Com esse post podemos considerar que o Marshmallow sai amanhã?
Hmmm, não me lembro de ter escrito isso no artigo. Deixa eu ver… é, não escrevi. Segura a ansiedade!
Tá difícil! Mas Junho tá aí viu…..
Vocês estão com muita pressa pra abandonar Maio. Tem 12 dias ainda 🙂
Só sei dizer que hoje é dia 02/06/2016 eo meu quantum não atualizou a versão do Android 6.0
Ricardo, anunciamos em 31/05 que a atualização irá atrasar por mais alguns dias. Mais detalhes neste post.
Ok obrigado! Vamos aguardar!
O meu Quantum go foi um dos únicos celulares que não me arrependo de ter comprado. Espero que dure bastante essas atualizações de Android para o Quantum go.
HMHMHMHMHM, com esse post aumentou a minha esperança que o marshmallow sai antes do dia 31, dia 30 talvez kkkkkkk ou quem sabe amanhã kkkkkk, quero esse marshmallow e também e já quero o android N para o QGO, em 😉 kkkkkk
Santa ansiedade, Batman!
Ansioso pela atualização do marshmallow, a Quantum está de parabéns, só gostaria de saber, se com esta atualização o bug do chip será sanado
Não sei informar, Victor. Ainda não tenho uma lista das mudanças.
O bug do chip não é solucionável via software, tendo em vista que é causado por uma falha na fabricação da gaveta dos SIM cards que deixa uma folga grande, permitindo ao chip algum deslocamento dentro desta folga o que ocasiona a desconexão momentânea do SIM card no slot.
Tem um pessoal no YT que sugere o “truque do papelzinho” pra isso. Eu não tenho esse problema, então não posso atestar se funciona. Link: https://www.youtube.com/watch?v=wyqCaBU7s5w
Será que o marshmallow sair nessa sexta pelo que vejo ou próxima semana?
Até o fim do mês, Renann…
Eita povo apressado para a atualização… n posso culpa-los pq tbm estou! Kkkkk
So tenho uma duvida. Vcs ja sabem se o Quantum Go chegará a receber a 6.0 nun futuro distante? Kkkk
Xablau!
Não te entendi, Baruc. O Quantum GO VAI receber a 6.0, neste mês.
Opa! Quis dizer a 7.0 (android N) rs
Isso só vamos poder responder depois que a Google lançar uma versão final do sistema e liberar o código para as fabricantes.
Feliz demais com meu quantum. Ansiosa pela atualização. Parabéns equipe quantum…show
Bom dia
Já estamos no dia 23 de maio e estão dentro do prazo para atualização, certo.
Mas porque ao invés de pronunciar que vai ter atualização em maio, falam logo que será no dia 31. Pois é o último dia do mês, porque estamos mesmo ansiosos pois somos consumidores que acreditamos em vcs.
Clemilson, o processo de aprovação final de uma atualização de sistema depende da coordenação de esforços de três empresas, por isso a dificuldade em definir uma data exata, seja 1, 15 ou 31 de Maio. O software está em fase de testes, e estamos dentro do prazo originalmente anunciado.
Boa noite
Pelo jeito a atualização vai ser dia 31.
Só não entendo o porque não divulga realmente o dia. Aí ninguém ficaria perguntando
Rigues, você podia fazer uma lista de aplicativos essenciais na sua opinião pra quem faz root no celular, estou apenas aguardando o 6.0 pra fazer no meu (sim, eu sei fazer, e sei os riscos, além de que perderei a garantia, mas não abro mão do root kkk). Já tem previsão de quando sai essa atualização? Já é dia 23 e sem nenhuma notícia a respeito da atualização, vai sair dia 31/05 é? -.-‘
Pedro, a atualização sai em Maio. Quanto aos apps de root, lembramos que root invalida automaticamente a garantia do Quantum GO, portanto não iremos abordar o assunto 😉
Rigues, você poderia pelo menos fazer uma lista de aplicativos essenciais no Quantum GO, aqueles que não podem faltar.
Obrigada!
dudinha, essenciais pra quê? Isso varia muito de pessoa pra pessoa, mas sugestões são bem-vindas.
E se chegar dia 1º de Junho e não tiver saído?
Aí atrasou. Estamos trabalhando pra que isso não aconteça 😉
Boa tarde, Poderiam solicitar a EA que liberasse o FIFA 16 para o Quantum GO. O jogo mais popular de futebol do mundo não está disponível. Obrigado desde já.
Roni, isso depende da EA. Como (ainda) somos um participante pequeno no mercado, a melhor forma é os próprios usuários pedirem a liberação, para que a empresa tenha noção do tamanho do público a ser atingido. As informações de contato estão na página do jogo no Google Play.
quando vai sair o marshmallow, pois o Androide N está batendo na porta.
O Android N só deve ser lançado para o consumidor (na linha Nexus) em Outubro. Quanto ao Marshmallow, sai ainda neste mês, como anunciado.
Vocês não vão ficar iguais as outras prometendo e não cumprindo né…. mais uma empresa a decepcionar a gente não né…. não digam que vocês herdaram as promessas da Positivo, por favor…. se não tem como atualizar, não prometam. Só aumenta a descrença… Hoje já é 31/5!
Hoje dia 2 e nada…
Assim que a atualização estiver pronta ela será anunciada aqui no blog e em nossa página do Facebook, Marcio. Estamos trabalhando nela.
Olá,
Gostaria de verificar quando sairá atualização para o Android 6.0 Marshmallow, prevista para maio/2016, conforme previsão no artigo http://blog.meuquantum.com.br/2016/04/25/atualizacao-do-quantum-go-marshmallow/.
Já vai ser lançado a versão N pela Google e ainda estamos com duas versões anteriores.
Obrigado
José, haverá um atraso de alguns dias no lançamento da atualização. Este post tem mais detalhes.