Dica, Quantum

Brave Browser traz mais privacidade à navegação no Android

Smartphones Android já vem de fábrica com um excelente navegador, o Google Chrome. Mas ele não oferece proteção nenhuma contra os anúncios excessivos que empesteiam muitas páginas, atrapalham a leitura e fazem com que os sites carreguem mais lentamente. Mas felizmente há uma alternativa: um navegador que bloqueia propagandas nativamente. Além disso ele protege a privacidade dos usuários e ainda economiza tempo e preciosos MB na franquia do plano de dados. É o Brave Browser.

Brave Browser: um bravo guardião

O Brave Browser foi criado por Brendan Eich, criador da linguagem de programação JavaScript. Ele também é co-fundador do projeto Mozilla, da Mozilla Foundation e da Mozilla Corporation.

O objetivo é criar um navegador web que proteja os interesses e a privacidade do usuário. Isso é feito bloqueando por padrão anúncios e trackers. Trackers são pequenos pedaços de código que podem ser usados para rastrear o comportamento de um usuário. São usados pelas grandes corporações para servir publicidade personalizada.

Segundo seus desenvolvedores, o Brave Browser carrega os sites “de 2 a 8 vezes mais rápido” que o Chrome ou Safari em dispositivos móveis. Ou até 2x mais rápido que o Chrome no desktop. E ao ignorar a propaganda o navegador também economiza tempo de download, energia e reduz o tráfego de dados. Segundo o site oficial, a economia média no tempo de carregamento de uma página em uma conexão móvel é de 5 segundos. Ao abrir uma nova aba, o Brave Browser mostra estatísticas de toda essa economia.

brave browser
O Brave Browser tem aparência e comportamento muito similares ao Google Chrome. À direita, um resumo das estatísticas de navegação, mostrando quando anúncios e trackers foram bloqueados.

Além disso, o Brave Browser prefere conexões HTTPS, criptografadas, sempre que o site oferece este recurso. Isso elimina o risco de que um “bisbilhoteiro”coloque uma escuta na conexão para interceptar nomes de usuário ou senhas.

Fácil de usar e muito compatível

Todos os recursos do Brave Browser são muito fáceis de usar, já que vem pré-configurados. O usuário não precisa modificar nenhuma configuração nem instalar uma extensão ou plugin. Basta instalar o app, que é gratuito no Google Play, e navegar como de costume.

O Brave Browser é baseado no código fonte open source do Google Chrome, um projeto conhecido como Chromium. Sua aparência e comportamento são muito similares ao do navegador da Google, o que facilita a migração. Além disso, a compatibilidade dos sites, até onde pude perceber, é exatamente a mesma.

O único “contra” do Brave Browser que encontrei em um período de um mês de uso quase diário é que ele não alguns dos recursos extras de economia de dados que o Chrome para Android ou o Opera Mini tem, como a compressão de imagens e texto para que o download fique ainda menor. Ainda assim, o fato de não carregar anúncios e trackers já representa uma economia por si só.

O Brave Browser também tem versões para iOS (iPhone e iPad), Windows, Linux e Mac OS X. Os desenvolvedores trabalham em um sistema chamado BAT (Basic Attention Token) que permitirá que os usuários recompensem diretamente os criadores pelo conteúdo consumido. Com isso, eliminariam o papel dos anunciantes. Para saber mais, visite o site oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.