Dica, Quantum

Aprenda o que são e como usar widgets no Android

Um dos recursos mais característicos do Android, e que não existe em sistemas concorrentes como o iOS da Apple, são os widgets. Estes pequenos apps vivem na tela inicial de seu smartphone e oferecem acesso rápido à informações como a previsão do tempo, hora, agenda do dia, controle do player de música, últimos tweets, etc, sem que você precise abrir o aplicativo correspondente.

Muitos apps vem com widgets “de brinde”, e o Android permite que eles sejam colocados em qualquer posição na tela inicial e redimensionados ao seu gosto. Você pode colocar quantos widgets quiser em uma tela, o limite é apenas o espaço disponível.

Se você ainda não sabe usar widgets no Android, deveria experimentar. Veja abaixo como é fácil.

Como adicionar widgets no Android

Para adicionar um widget à tela inicial, basta segurar o dedo sobre um espaço vazio na tela e tocar na opção Widgets. Logo surgirá uma tela com todos os widgets disponíveis em seu aparelho. É comum apps trazem vários deles, então não se assuste se a lista for grande: em meu aparelho são 16 páginas com 6 widgets cada, num total de 96 widgets.

Toque no botão Widgets (no destaque) para ver uma lista com todos os widgets disponíveis em seu smartphone.
Toque no botão Widgets (no destaque) para ver uma lista com todos os widgets disponíveis em seu smartphone.

Cada espaço na lista traz uma miniatura do widget, seu nome e uma indicação de quanto espaço ele irá ocupar na tela. Por padrão cada página na tela inicial do Quantum GO comporta uma grade de 4 x 4 ícones, e um widget 4 x 1 ocupa o mesmo espaço que 4 ícones na horizontal e 1 na vertical.

Depois de encontrar na lista o widget que procura, toque e segure o dedo sobre ele e arraste-o para o local desejado na tela inicial. Pronto!

Mudando o tamanho dos widgets no Android

Apesar dos widgets terem um tamanho “padrão”, o Android permite que eles sejam redimensionados. Para redimensionar um widget, basta tocar e segurar o dedo sobre ele até que um moldura apareça ao seu redor. Depois é só arrastas as “alças” para deixá-lo do tamanho desejado.

Para mudar o tamanho de um widget, basta segurar o dedo sobre ele por alguns segundos até a "moldura" aparecer.
Para mudar o tamanho de um widget, basta segurar o dedo sobre ele por alguns segundos até a “moldura” aparecer.

Os desenvolvedores podem limitar os tamanhos possíveis de um widget de acordo com o conteúdo que ele exibe. Por exemplo, o do Google Play Musica tem por padrão o tamanho 4 x 1, mas pode ser redimensionado para 3 x 1, 3 x 2 ou 4 x 2.

widgets_tamanhos
Widget do Google Play Music em dois tamanhos diferentes: 4 x 1 (no topo) e 3 x 2 (embaixo).

Excluindo um Widget

Para excluir um widget, basta tocar e segurar o dedo sobre ele e arrastá-lo para a opção Remover no topo da tela.

Há uma imensa variedade de widgets Android para os mais variados usos. Entre os meus favoritos estão os do Google Agenda, Yahoo!Weather, Twitter e Google Play Music. E você, tem algum widget sem o qual não consegue viver? Deixe a sugestão aqui nos comentários!

7 Comments

  1. Antes eu conseguia normal, só que restaurei meu celular (J5) aquela restauração de fabrica, e agora está todo diferente 🙁 . os app fica na tela inicial e se eu tiro fica um + meio transparente. Mesmo que eu pressione em lugar vazio não aparece… Não sei como voltar como era antes :'(… Alguem pode me ajudar?

  2. Mesmo problema da Dayanne e da Thaina. Tenho um J5 e sempre que, sem querer, sumia o widget de tempo eu ia lá e o colocava, sem grandes problemas. Mas sábado ocorreu isso de desaparecer e não voltou a opção de adicioná-lo novamente. Procurei (e ainda procuro) na internet uma solução mais simples que a dada pela Samsung, que é zerar o aparelho. Mas imagina ter que zerar todo o aparelho toda vez que acidentalmente remover o widget! Simplesmente sem noção essas pessoas!

  3. Funcionou perfeitamente!!! fazia muito tempo que procurava como adicionar widgets de ‘Discagem Direta’, e hoje com esse tutorial eu consegui, não por culpa do smartphone, mas sim pelas atualizações do androide que esconderam completamente essa excelente função. Muito bom. Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.