Dica, Quantum

Aprenda a usar o modo HDR no Quantum GO

Quem gosta de fotografar certamente já passou por esta situação: você tenta registrar um dia ensolarado e as áreas claras da imagem saem “estouradas”, brancas e sem detalhes. Aponta a câmera para um canto mais escuro e… o resultado é um “breu”. Mas há uma técnica chamada HDR (High Dynamic Range) que pode ajudar nestas situações, equilibrando a imagem e resgatando detalhes nos extremos. Veja neste artigo como usar o modo HDR no Quantum GO.

Como funciona o modo HDR

A base do funcionamento do modo HDR é um ajuste chamado compensação de exposição: simplificando bastante as coisas, esse é um ajuste que controla a luminosidade na foto: quanto maior o valor, mais “clara” a imagem. Veja o exemplo abaixo com a mesma cena, fotografada na mesma hora, e dois valores de exposição diferentes. A imagem da esquerda foi feita com um ajuste de -1, um “ponto” abaixo do neutro, e a da direita com +1.

A imagem da esquerda foi feita com exposição ajustada para -1. A da direita, com +1

Ao observar o exemplo, fica claro que a imagem da direita perdeu detalhes nas áreas mais claras (como a parede) e a da esquerda perdeu detalhes nas mais escuras (como a árvore no centro). Para fazer uma imagem em HDR, uma câmera ou smartphone como o Quantum GO bate múltiplas fotos em rápida sequência, cada uma com um ajuste de exposição diferente.

Após bater as fotos, o smartphone faz uma “fusão” entre elas usando sofisticadas técnicas de software. A idéia é usar informação das fotos mais escuras para salvar as áreas super-expostas (claras demais) da imagem, e dados das fotos mais claras para compensar as áreas sub-expostas (escuras demais).

O resultado final é uma imagem mais equilibrada. Nos exemplos abaixo, a diferença fica clara. As imagens da esquerda foram feitas sem HDR, e as da direita com HDR. Clique para ampliar.

Bla
A imagem da esquerda foi feita no modo normal, a da direita no modo HDR. Note a diferença nos detalhes, especialmente nas áreas escuras.
A imagem da esquerda foi feita no modo normal, a da direita no modo HDR
A imagem da esquerda foi feita no modo normal, a da direita no modo HDR. Note a diferença no nível de detalhes nas áreas em destaque.

Mas é justamente por combinar múltiplas fotos que o modo HDR tem um ponto fraco: não é recomendado para fotografar imagens em movimento, já que objetos que se movam entre uma foto e outra irão aparecer duplicados ou como “fantasmas”. Use-o para paisagens, mas evite nas fotos de bichinhos de estimação e crianças, a não ser que ambos sejam excepcionalmente bem comportados.

Como usar o modo HDR no Quantum GO

Ativar o modo HDR no Quantum GO é simples: basta abrir o app Camera e tocar no ícone HDR no topo da tela (o terceiro da esquerda para a direita). Todos os outros ícones irão sumir dali e apenas o HDR irá permanecer na tela, confirmando a mudança do modo. Para desativar o modo, basta tocar no ícone novamente.

Basta tocar no ícone no topo da tela para ativar ou desativar o modo HDR
No app da câmera, basta tocar no ícone no topo da tela para ativar ou desativar o modo HDR.

Dicas para fotografar em HDR

Fique parado: Já dissemos, o HDR funciona combinando múltiplas imagens. Portanto não só a cena precisa ser estática, o fotógrafo também! Evite mover o smartphone ao fazer o clique, o ideal é esperar até a miniatura da foto aparecer no canto superior direito da tela.

Cuidado com a medição: antes de fazer a foto, siga uma de nossas dicas básicas de fotografia: toque na tela para definir o foco e também o ponto onde a câmera irá medir o contraste da imagem. Para melhores resultados a sugestão é procurar um “ponto médio” na imagem, nem tão claro e nem tão escuro, e fazer o foco e medição ali.

Procure contraste: a melhores fotos em HDR são aquelas que tem um intenso contraste entre as áreas de luz e sombra. Mas as nuances em cores e tons também são uma boa pedida. Bons temas para experimentar são nuvens de tempestade sobre a cidade, o pôr ou nascer do sol ou os detalhes nas pétalas de uma flor. Pratique e logo você irá “pegar o jeito” da técnica e aprender a identificar rapidamente as boas oportunidades.

E você, fez alguma foto incrível com seu Quantum GO? Nos mostre seu talento postando no Facebook, Twitter ou Instagram com as hashtags #QdeFotografo e #meuquantum. Você pode aparecer em nosso álbum mensal!

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *