Dica, Quantum

Aprenda a usar Emoji no Android

Com a disseminação dos meios eletrônicos de comunicação os Emoji (também conhecidos como Emoticons), aquelas “figurinhas” usadas para representar emoções e idéias em uma conversa, são cada vez mais populares. Ciente disto a Google integrou ao teclado padrão do sistema operacional Android mais de uma centena deles, para que você possa facilmente incrementar suas conversas. O único detalhe é que eles estão um pouco escondidos, então para muitos não é óbvio como usar Emoji no Android.

Você não precisa de apps ou teclados específicos, basta seguir as dicas abaixo. Elas valem para qualquer smartphone Android 5.0 ou superior, usando o teclado padrão da Google. Em versões modificadas do sistema (como aparelhos da Samsung com a interface TouchWiz) ou com teclados alternativos como o Swiftkey o processo pode ser um pouco diferente.

Como usar Emoji no Android

Em qualquer aplicativo de mensagens, como o Twitter, WhatsApp ou Facebook, comece uma mensagem. No canto inferior direito do teclado deve haver um botão com uma seta, que corresponde ao Enter no teclado de um PC. Toque e segure o dedo sobre este botão, e dois outros irão aparecer logo acima. Deslize o dedo até o botão da esquerda, com a carinha, e solte o dedo.

Siga os passos desta animação para acessar o teclado Emoji em qualquer smartphone com o Android 5.1
Siga os passos desta animação para acessar o teclado Emoji em qualquer smartphone com o Android 5.1

Pronto, o teclado emoji aparece na tela. Você verá três linhas de símbolos, e acima delas uma barra com 8 ícones. Estas são as categorias, para facilitar a localização dos símbolos. O ícone do relógio, mais à esquerda, é uma lista que irá mostrar os emoji mais usados.

Para facilitar o acesso, os Emoji no Android são divididos em categorias.
Para facilitar o acesso, os Emoji no Android são divididos em categorias.

Deslize o dedo da direita para a esquerda para ver mais símbolos dentro de uma categoria, e toque em um símbolo para usá-lo. Para voltar ao teclado normal, toque num dos ícones “ABC” ao lado da barra de espaços.

Cuidado com as diferenças

Os Emoji são uma linguagem padronizada pelo consórcio Unicode, que define padrões para facilitar a interoperação entre diferentes sistemas operacionais ou serviços. Mas embora exista um “dicionário” padrão que define um código e descrição para cada símbolo (por exemplo: U+1F600: Face Sorridente) a aparência de cada símbolo fica a cargo que quem implementa a linguagem, ou seja, a Apple, a Google ou fabricantes como a Samsung.

Diferença na aparência de vários Emoji no Android 6.0.1 e iOS 9.1.
Diferença na aparência de vários Emoji no Android 6.0.1 e iOS 9.1. Fonte: Emojipedia

Por isso, ao usar Emoji no Android tenha em mente que um Emoji que você envia para um amigo pode aparecer de forma diferente do outro lado. Ou mesmo mudar de aparência de acordo com diferentes versões do sistema operacional. Ao escolher um emoji leve em conta o significado, e não se apegue ao visual.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *