Dica, Quantum

Duas contas no WhatsApp? Veja como conseguir isso em seu smartphone

Em sete anos o WhatsApp se transformou de um ilustre desconhecido em um item essencial no dia-a-dia da grande maioria dos usuários de smartphones no Brasil. Tanto que em muitos casos virou ferramenta de trabalho, o que deu origem à necessidade de ter duas contas no WhatsApp, uma para o círculo de contatos pessoal, outra para o profissional. Infelizmente, o app não oferece este recurso.

Mas há uma forma de ter duas contas no WhatsApp sem que você precise carregar por aí dois smartphones. Basta usar um app chamado Parallel Space-Multi contas, que é gratuito na Play Store. Com ele você “duplica” o app do WhatsApp, e esta duplicata pode ter uma conta diferente do app original. O resultado? “Dois WhatsApp“, cada um com seus próprios contatos, contas, histórico e tudo mais.

Criando duas contas no WhatsApp

Abra o Parallel Space e clique no ícone com o +. Você vai ver uma lista com sugestões de apps populares, incluindo o WhatsApp. Basta tocar no ícone do app e ele será adicionado à lista do Parallel Space.

Para criar duas contas no WhatsApp, basta duplicar o app usando o Parallel Spaces.
Basta tocar no ícone + e escolher um app da lista para duplicar um app com o Parallel Space

Para criar um atalho para sua cópia do WhatsApp, basta arrastar o ícone para a opção Criar Atalho no rodapé da tela do Parallel Space. Para evitar confusão, o ícone será um pouco diferente, com fundo branco e uma borda colorida. O nome também muda, com um + no final (ex: WhatsApp+). Assim você saberá qual é o app original e qual é a cópia.

Agora basta abrir o WhatsApp+ e configurá-lo como quiser. O “novo app” funciona exatamente como o original. Fora o ícone e o nome, a única diferença é o título na visão multitarefa, que ganha a frase “(Parallel Space)” ao lado do nome do app, o que também ajuda a diferenciar.

Arraste o ícone do app para a opção Criar Atalho para colocá-lo na tela inicial.
Arraste um ícone da tela do Parallel Space para o botão Criar Atalho para criar um atalho para seu novo app na tela inicial.

Além do WhatsApp, o Parallel Space pode ser usado para criar múltiplas contas em vários outros apps, como o Instagram, Facebook, Twitter e muitos outros. E o melhor: em nossos testes ele não prejudicou o desempenho do app, nem a autonomia de bateria do smartphone.

28 Comments

  1. Excelente app, mas aumenta um pouco o consumo de bateria, mas isto já seria de imaginar vão ser 2 whatsapp rodando e fazendo uso de dados em segundo plano.

    Mas pelo benefício de ter várias contas de muitos aplicativos no mesmo aparelho vale a pena.

    1. O Parallel Space por si só não aumenta o consumo de bateria, ele sobe porque você tem duas cópias de um app rodando, quando normalmente teria uma só. Dois WhatsApp consomem mais do que um. Vale lembrar que no gerenciador de energia do Android o consumo dos apps “duplicados” é creditado ao Parallel Space, daí a percepção de que ele é o fominha.

  2. Quando dublico o whatzapp, e vou em contato, ainda continuo com os antigos que já tinha e quando adiciono um novo no contato no telefone, ele cria nas duas contas.

    Não tem como criar uma nova agenda de contato do telefone dentro do app?

    1. Aparece, não foi possível verificar este telefone. Provavelmente, porque você registrou seu número de telefone no whatsapp em outro aparelho.
      Mas eu estou usando o mesmo número no mesmo aparelho.

  3. Eu posso usar esse app parallel em um aparelho pra pegar o whats de outro celular ? Tipo eu tenho meu whatsapp no motorola e quero usar o mesmo número no samsung

    1. Olá Lais.

      Recomendamos que sempre utilize dispositivos seguros e tome cuidado com vírus e malwares para que isso não ocorra, para te auxiliar a “lutar” contra essas pragas digitais temos um post dando dicas de como deixar seu aparelho mais seguro (http://blog.meuquantum.com.br/malware-no-android-entenda-o-que-e-e-como-se-prevenir/), referente à sua conta do Whatsapp, indicamos que contate a desenvolvedora do aplicativo. Por lá eles poderão te dar o suporte necessário para isso.

  4. Meu marido viaja muito e fica fora de área de cobertura. Assim ficando sem receber mensagens de trabalho pelo whatsapp. Se eu clonar o whatssap dele pelo parallel space vai funcionar nos dois aparelhos. e eu receber as mensagens ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.