Dica, Quantum

Aprenda a ocultar imagens e vídeos do WhatsApp

Basta participar de um grupo do WhatsApp mais movimentado para ser bombardeado com fotos e vídeos, em quantidade suficiente para deixar qualquer um maluco. E ao abrir a Galeria de imagens em seu smartphone lá está todo este conteúdo, misturado às suas próprias fotos e vídeos. A mesma coisa acontece quando você tenta postar uma imagem no Instagram, ou publicar um vídeo no Facebook: tudo aparece misturado, gerando uma bagunça danada. Por isso, e também por privacidade, muita gente procura uma forma de ocultar imagens e vídeos do WhatsApp, e recorre a apps “mirabolantes” encontrados no Google Play que prometem fazer o serviço.

Mas você não precisa de nenhum app para resolver o problema: bastam alguns minutos para colocar um arquivo “mágico” com o nome certo no lugar certo e pronto! Os arquivos recebidos via WhatsApp nunca mais vão incomodar. Interessado? É só seguir as instruções abaixo.

Como o truque funciona

O sistema operacional Android automaticamente vasculha a memória do aparelho em busca de imagens e vídeos para gerar miniaturas e construir um índice para facilitar o acesso dos aplicativos a estes arquivos. Mas existe uma forma de dizer para o sistema que não há “mídia” (ou seja, imagens, vídeos e músicas) em uma pasta, basta que ela contenha um arquivo chamado .nomedia (do inglês No Media, sem mídia). Com isso a pasta e todo seu conteúdo, incluindo subpastas, fica excluída da varredura.

Portanto, para ocultar imagens e vídeos do WhatsApp simplesmente adicionamos um arquivo .nomedia à pasta onde o app guarda seus arquivos, dizendo ao Android que “não adianta olhar, não há nada ali”. Com isso, o conteúdo da pasta será ignorado pela galeria de imagens.

Siga estes passos para ocultar imagens e vídeos do WhatsApp

  • No PC, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na área de trabalho e selecione a opção Novo / Documento de Texto. Dê o nome de nomedia para o seu arquivo, e tecle Enter
O primeiro passo para ocultar imagens e vídeos do WhatsApp é criar um arquivo vazio no PC chamado nomedia.
O primeiro passo para ocultar imagens e vídeos do WhatsApp é criar um arquivo vazio no PC chamado nomedia.
  • Dê dois cliques no arquivo recém-criado para abrir ele no Bloco de Notas. Digite qualquer coisa dentro do arquivo, pode ser simplesmente a letra a. Salve o arquivo e feche o bloco de notas.
  • Plugue seu smartphone ao PC e quando o Windows perguntar o que fazer com o aparelho, selecione a opção Abra o dispositivo para exibir arquivos. Surgirá uma janela do Windows Explorer mostrando o item, Armazenamento interno. Esta é a memória interna de seu smartphone.

whatsapp_02

Se essa janela não aparecer, certifique-se de que seu smartphone está no modo Transferência de Arquivos: nos Quantum abra o painel de notificações e veja se há uma notificação chamada USB para transferência de arquivos. Se em vez disso você vir algo como USB para Carregamento ou USB para transferência de fotos toque na notificação e selecione a opção Transferir arquivos (MTP) na janela que surge.

  • Dê dois cliques em Armazenamento Interno, WhatsApp e Media. Você verá as pastas que o WhatsApp usa para guardar conteúdo, como WhatsApp Audio, WhatsApp Imagens, etc. Copie para cá o arquivo nomedia que está no seu desktop.
whatsapp_03
Copie o arquivo nomedia que você criou no PC para a pasta WhatsApp/Media em seu smartphone.
  • Desconecte o smartphone do seu PC
  • No smartphone abra o app Gerenciador de Arquivos e Selecione Armazenamento Interno / WhatsApp / Media. Você verá uma lista de pastas, e abaixo delas um arquivo chamado nomedia.txt.
  • Toque e segure o dedo sobre o arquivo nomedia.txt até ele ficar selecionado em azul. Toque no menu com os três pontos no canto inferior direito selecione a opção Renomear.
  • Mude o nome de arquivo de nomedia.txt para .nomedia. Assim mesmo, com o ponto no começo e sem extensão no final. Toque em Concluído e quando a janela Confirmar Renomear aparecer toque em OK.
No smartphone, renomeie o arquivo para .nomedia para ocultar imagens e vídeos do WhatsApp
No smartphone, renomeie o arquivo para .nomedia para ocultar imagens e vídeos do WhatsApp
  • Reinicie seu smartphone.

Pronto, a partir de agora o app Galeria não irá mais mostrar as imagens e vídeos do WhatsApp, e outros apps como o Instagram e Facebook também não irão enxergar esse conteúdo quando você tentar postar uma imagem.

E onde estão os arquivos?

Os arquivos ainda estão em seu smartphone, só não são mais visíveis. Por exemplo, dentro do WhatsApp você pode continuar acessando todo o conteúdo compartilhado em um grupo se abrir o grupo, clicar no menu com os três pontos no canto superior direito da tela e selecionar a opção Midia do Grupo. Fora dele os arquivos estão disponíveis no Gerenciador de Arquivos, nas pastas Armazenamento Interno/WhatsApp/Media/WhatsApp Images e Armazenamento Interno/WhatsApp/Media/WhatsApp Videos.

7 Comments

  1. Eu fiz esse processo, e usei assim por uns dias. Porém me arrependi e resolvi deixar a pasta do WhatsApp visível novamente, então excluí esse arquivo .NOMEDIA do telefone. Porém, mesmo assim a pasta do WhatsApp não voltou a aparecer na GALERIA. O que devo fazer, pois já desinstalei e reinstalei o WhatsApp, já reiniciei o celular e nada da pasta voltar a aparecer…..

  2. Não consegui fazer a etapa de renomear o arquivo dentro do meu Quantum Go com Android 6.0.
    Não aparecem as opções na parte inferior da tela quando o nome arquivo fica azulado. Consegui colocar o ponto antes no PC ainda, mas tirar a extensão .TXT foi impossível.

    Agradeço uma ajuda

    1. Claudio, descobri o motivo do problema: uma versão mais recente do Gerenciador de Arquivos da Quantum, lançada depois do artigo ter sido escrito, não permite renomear arquivos vazios. O aparelho onde fiz o teste ao te responder ontem não tinha sido atualizado, por isso comigo o procedimento funcionava como descrito.

      Felizmente é fácil contornar isso: depois de criar o arquivo no PC dê dois cliques para abrir ele no bloco de notas, digite qualquer coisa ali dentro (pode ser apenas um a) e salve o arquivo. Agora envie ele para o celular e siga o restante das instruções, deve funcionar.

      Vou atualizar o artigo, obrigado por nos avisar.

  3. Também fiz o procedimento, mas na hora de renomear, aparece uma mensagem de que o arquivo não pode estar vazio???!!! Aí a renomeação não acontece…Como devo proceder?

    1. Silvia, descobri que uma versão mais recente do Gerenciador de Arquivos da Quantum, lançada depois do artigo ter sido escrito, não permite renomear arquivos vazios. Felizmente é fácil contornar isso: depois de criar o arquivo no PC dê dois cliques para abrir ele no bloco de notas, digite qualquer coisa ali dentro (pode ser apenas um a) e salve o arquivo. Agora envie ele para o smartphone e siga o restante das instruções, deve funcionar.

      Obrigado por nos avisar, vou atualizar o artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.