Dica, Quantum

Apps para quem gosta de ler

Apps para quem gosta de ler - Quantum GO

Dizem os mais velhos que com os computadores, tablets e smartphones, “ninguém mais lê”. Eu discordo: nunca foi tão fácil ler, nem encontrar bom material para leitura. Afinal, com um smartphone no bolso qualquer pessoa tem acesso a uma infinidade de conteúdo, das notícias do bairro a grandes obras da literatura mundial.

Em homenagem ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23/04, indicamos neste artigo cinco apps para quem gosta de ler. Da saga Sherlock Holmes, disponível gratuitamente no Aldiko, aos quadrinhos do Capitão América no ComiXology, há opções para todos os gostos. Boa leitura!

Apps para quem gosta de ler: Kindle

O Kindle está para os livros eletrônicos assim como o iPod está para os players de música portáteis. A Amazon domina o hardware em sua categoria, e a oferta de conteúdo é imbatível. Com o app Kindle, gratuito, qualquer dispositivo Android vira “um Kindle”, e você tem acesso à sua biblioteca de livros já baixados/comprados ou pode adquirir novos títulos. Mas o mais legal é a possibilidade de sincronizar a leitura, marcadores e anotações entre dispositivos: se quiser você pode começar um livro em um e-Reader Kindle, continuar no smartphone e terminar num tablet, tudo feito de forma automática, transparente e sem perder uma vírgula.

apps para quem gosta de ler: kindle
Kindle: imenso catálogo de livros e sincronia entre dispositivos.

Apps para quem gosta de ler: Aldiko

O Aldiko o melhor app para leitura de livros em formatos abertos, como ePub ou PDF. A integração com o serviço Feedbooks é digna de nota: além de vender novos títulos, esta “loja” tem um extenso catálogo de livros de domínio público que podem ser baixados e lidos gratuitamente, de clássicos como “O Grande Gatsby” e “As Aventuras de Sherlock Holmes” a títulos recentes como “Accelerando” (Charles Stross) e “Makers” (Cory Doctorow). A versão gratuita do app tem anúncios no rodapé, mas que não chegam a incomodar. Uma versão sem anúncios e com alguns recursos extras custa R$ 9,90.

apps para quem gosta de ler: aldiko
Aldiko: a melhor opção para arquivos .ePUB, e loja de livros sob domínio público integrada.

Apps para quem gosta de ler: Pocket

O Pocket (antigo “Read It Later”) não é um leitor de “livros” em si, mas é essencial para quem quer guardar conteúdo encontrado na internet para ler com calma mais tarde. Achou um artigo interessante porém imenso? Guarde no Pocket. O app tem extensões para os principais navegadores, para que você possa marcar no computador artigos para ler depois no smartphone ou tablet. Os artigos são armazenados no app em uma versão “offline”, que você pode ler onde estiver, ou você pode alternar para a versão “online” se quiser. E não é limitado a texto: imagens, vídeos e até documentos online podem ser armazenados.

apps para quem gosta de ler: pocket
Pocket: perfeito para guardar aqueles artigos mais longos para ler depois, mesmo offline.

Apps para quem gosta de ler: Feedly

O Feedly é um agregador de “feeds” RSS permite “assinar” o conteúdo de seus sites favoritos. Cada artigo publicado é adicionado a uma lista, e pode ser lido na hora ou salvo para mais tarde. Tem um guia de conteúdo com sites agrupados por temas (Tech, Beleza, Saúde), mas você pode adicionar qualquer site com um feed disponível. Costumo usá-lo em conjunto com o Pocket: artigos e notícias menores são lidos no Feedly, e os maiores ficam “para mais tarde” no Pocket.

apps para quem gosta de ler: feedly
Feedly: a melhor forma de acompanhar vários sites ao mesmo tempo, em um só lugar.

Apps para quem gosta de ler: comiXology

O comiXology é um verdadeiro “Kindle dos Quadrinhos” e sonho de todos os fãs do gênero. Seu imenso catálogo conta com títulos da Marvel e da DC, além de obras de editoras e autores independentes. A ferramenta de busca permite pesquisar por séries ou histórias (por exemplo, toda a saga da morte do Capitão América) e o modo de “leitura guiada” apresenta na tela um painel por vez, com transições entre eles para indicar o fluxo da história. O único problema para o fã nacional é que o idioma é o inglês e os preços estão em Dólar. Em contrapartida, o calendário de publicação é o mesmo do exterior.

apps para quem gosta de ler: comixology
comiXology: uma imensa loja de quadrinhos no seu bolso. Mas cuidado com os preços em dólar!

2 Comments

  1. Para quem gosta de ler Mangá tem o aplicativo Mangá Rock, que é muito bom, tendo inclusive a opção de baixar os capítulos ou o mangá completo para ler offline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.