Dica, Quantum

Conheça 6 apps para ajudar na cozinha

Venho de uma família que gosta de cozinhar. Minha avó tem cadernos de receitas guardados com carinho. Meu pai, cozinheiro de mão cheia, não anota absolutamente nada e faz pratos maravilhosos e variados “de cabeça”. Eu também gosto de cozinhar mas prefiro ter a tecnologia como aliada, usando meu smartphone e apps para ajudar na cozinha.

Há apps para todos os gostos e usos, não importa se você procura uma receita para o jantar, quer converter medidas para saber quantos gramas tem uma xícara de farinha de trigo ou precisa de uma forcinha para planejar o churrasco do fim de semana. Veja abaixo alguns favoritos.

Apps para ajudar na cozinha: receitas

Tudo Gostoso e Cybercook são os melhores “livros de receitas” para smartphones no mercado nacional. O Tudo Gostoso diz ter mais de 170 mil receitas cadastradas, e o Cyber Cook diz ter 115 mil.

No Tudo Gostoso todas as receitas tem uma foto, lista de ingredientes e instruções de preparo, com comentários dos usuários ao final, e é possível curtir receitas. É possível fazer buscas simples por ingrediente ou nome da receita, mas seria legal poder ordenar os resultados pelas “mais curtidas”, por exemplo. Quem tem uma conta no site tudogostoso.com.br pode guardar as favoritas em um “caderno” virtual.

Cybercook e Tudo Gostoso são alguns apps para ajudar na cozinha que não podem faltar
Cybercook (à esquerda) e Tudo Gostoso (à direita). Milhares de receitas ao alcance dos dedos.

O Cyber Cook é um pouco mais completo. Além das receitas, a ferramenta de buscas permite pesquisas por categorias, como pelo tipo de receita (saladas, carnes, doces, etc), refeição (pratos principais, acompanhamento e outros) ou até por “estilo de vida”, como receitas vegetarianas, light, sem glúten ou que podem ser preparadas no microondas.

Além disso, app tem vídeos demonstrando técnicas de cozinha como “untar uma assadeira”, “filetar peixes”, “limpar camarão” ou como fazer caldos de carne e legumes. Assim como no Tudo Gostoso, quem tem uma conta no site cybercook.com.br pode armazenar suas receitas favoritas em um livro de cozinha. Por fim, o app tem um “modo cozinha” para facilitar o uso, basta “deitar” o aparelho para mudar a forma como as informações são apresentadas na tela.

A medida certa…

Eu sou um cara “certinho”, e não consigo cozinhar sem medidas exatas. Odeio receitas que pedem “uma colher disso” ou “uma xícara daquilo” porque é difícil julgar a quantidade e ela varia de acordo com o ingrediente: 3 xícaras de farinha de trigo são 360 gramas, mas de açúcar são 480 gramas.

cozinha_medidas
O Medidas Culinárias não tem a melhor das aparências, mas funciona.

Se você é como eu, vai gostar do Medidas Culinárias, um app gratuito que faz a conversão de medidas para você e elimina a adivinhação. Basta dizer qual o ingrediente, a quantidade e a unidade de destino. O visual entrega que é um app antigo, atualizado pela última vez em 2013, mas isso não tira seu mérito.

…no tempo certo

Além das medidas, preciso também de tempos exatos na cozinha. Se a receita diz: “cozinhe em fogo baixo por 5 minutos”, vou medir 5 minutos exatos, nem um segundo a mais ou a menos.

Todo smartphone vem com um timer básico, mas na cozinha às vezes é necessário acompanhar múltiplos pratos, cada um com um tempo de preparo diferentes. É aí que entra mais um dos apps para ajudar na cozinha, o Thyme: ele mostra na tela um fogão estilizado, e você pode definir um timer diferente para cada “boca” e para o forno.

cozinha_thyme
Thyme oferece um alarme para cada boca do fogão.

Toque em uma “boca” para definir o timer, basta arrastar os dedos sobre o círculo. Quando o tempo acabar o smartphone irá vibrar e tocar um alarme. É um app simples, sem anúncios ou recursos extras. Faz o básico, e faz bem.

Picanha, linguiça e asinha

Criado para divulgar o álbum “Músicas para Churrasco II”, do cantor Seu Jorge, o app Seu Jorge para Churrasco ajuda na hora de elaborar uma lista de compras para um churrasco. Basta dizer quantas pessoas estarão presentes, entre homens, mulheres e crianças, o que você deseja servir, entre petiscos, carnes, acompanhamentos ou bebidas, e tocar em Gerar lista de compra.

cozinha_churrasco
Seu Jorge para Churrasco faz a lista de compras e até cria os convites!

As listas geradas podem ser compartilhadas com os amigos, e o app tem até mesmo um gerador de convites, basta preencher detalhes como local, data e hora.

Carnes e cortes

O Mooobile é um app essencial para os amantes da carne, pois tem informações sobre cortes bovinos, suínos, ovinos ou de aves, bem como informações nutricionais de cada corte, indicações de preparo, dicas de consumo, sugestões de temperos e até mesmo dicas para a conservação de facas. A ferramenta de busca poderia ser melhor, mas ainda assim é muito fácil de usar.

cozinha_mooobile
Dos cortes aos utensílios, o Mooobile é cheio de informações úteis.

E você, conhece mais alguns apps para ajudar na cozinha? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.