Destaque, Quantum

Quantum GO 3G recebe o Android 6.0 “Marshmallow”

Atualização do Quantum GO: Android Marshmallow

A Quantum anuncia o início da atualização do Quantum GO 3G para o Android 6.0 “Marshmallow”. Para que possamos ter melhor controle sobre o processo ele será feito de forma gradual, em lotes de aparelhos selecionados aleatoriamente. Isto significa que não há motivo para se preocupar caso seu smartphone não veja a atualização imediatamente: em poucos dias todos os Quantum GO 3G irão recebê-la.

Esta versão do sistema operacional da Google traz vários novos recursos. Veja como obter esta atualização, e o que muda na nova versão do Android.

Sobre a atualização do Quantum GO 3G para o Android 6.0 Marshmallow

A partir de hoje os Quantum GO 3G receberão a versão Q1.BR.OPEN.2016120501 do sistema, que contém as seguintes alterações:

  • Atualização para o Android 6.0 “Marshmallow” (Com Now a um Toque, novo Launcher, modo Não Perturbe, novo sistema de gerenciamento de permissões, novo sistema de gerenciamento de cartões SD).

O Quantum GO 3G procura automaticamente por atualizações de sistema sempre que está conectado à internet, e notifica o usuário quando elas estão disponíveis. Mas também é possível fazer uma busca manual. Para isso abra o app Configurar, selecione a opção Sobre o Telefone (a última da tela) e toque em Atualização do Sistema.

updates_verificando
É possível procurar manualmente por atualizações de sistema, basta seguir os passos acima.

Uma mensagem na tela informará se houver uma atualização disponível. Recomendamos que o download seja feito através de uma conexão Wi-Fi estável, e por precaução que o aparelho tenha ao menos 30% de carga restante na bateria antes da instalação.

O que muda no Android 6.0?

O Android 6.0 traz várias mudanças internas, mas do ponto de vista do usuário são poucas as alterações visíveis, e no geral a experiência é mais como um “versão refinada” do Android 5.1 Lollipop. Veja abaixo algumas das mais importantes:

Um novo Launcher

marshmallow_launcher
O novo Launcher tem uma barra de buscas da Google sempre no topo, e a lista de apps agora tem orientação vertical.

É possível notar mudanças já nas telas iniciais do sistema. Uma barra de buscas está presente no topo de todas as páginas do Launcher. A gaveta de aplicativos também tem novidades: os apps estão organizados em uma lista vertical, em vez de em páginas horizontais. E um campo de buscas no topo da lista permite localizar rapidamente um app, basta digitar parte de seu nome.

Now a um Toque

O Google Now agora é capaz de buscar informações relativas ao que você está vendo, ouvindo ou assistindo no momento, recurso batizado de Now a um Toque (Now on Tap, em inglês).

Funciona de forma simples: sempre que quiser um pouco mais de informações sobre algo na tela, basta segurar o botão Home por alguns segundos. As bordas da tela irão se iluminar, e logo em seguida um cartão do Google Now surgirá com mais informações. O mais legal é que isso funciona dentro dos aplicativos, como em uma conversa no WhatsApp ou mesmo dentro de uma página na Wikipedia:

Now a um Toque: o poder do Google Now! agora em qualquer app.
Now a um Toque: o poder do Google Now! agora em qualquer app.

Memória “adotada”

Com o Android 6.0 a Google finalmente permite que cartões de memória sejam usados como memória interna, eliminando uma das principais reclamações dos usuários Android. Basta acessar as propriedades do cartão de memória em Configurar / Armazenamento e formatar como interno.

Com isso o cartão assume o lugar da memória interna do smartphone para instalação de apps e armazenamento geral de dados. Assim fica fácil fazer um “upgrade” no aparelho, basta adicionar um cartão maior que a capacidade original (ex: um cartão de 32 GB num smartphone de 16 GB) e formatar como interno. Para que o recurso funcione é necessário um cartão rápido, por isso continuamos a recomendar modelos Classe 10 / UHS-1 ou superior.

No Marshmallow finalmente é possível "adotar" um cartão de memória como memória interna.
No Marshmallow finalmente é possível “adotar” um cartão de memória como memória interna.

Vale mencionar que um cartão formatado como memória interna só irá funcionar no smartphone, e não pode ser retirado e usado no PC. Quem preferir pode continuar usando cartões no modo “Armazenamento Portátil”, ou seja, mantendo a compatibilidade com os PCs e outros dispositivos, mas apenas para armazenamento de fotos, vídeos, músicas e arquivos.

No Android 6.0 só é possível mover um app para o cartão se houver no aparelho um cartão formatado como Memória interna. Se ele estiver no modo Armazenamento Portátil isso não é possível. Com um cartão no formato correto, a opção aparece na página de informações do app: toque no ícone, arraste-o para a opção Informações no topo da tela e toque em Armazenamento.

Novo sistema de permissões

A Google modificou o sistema de permissões dos aplicativos Android. Agora em vez de conceder todas as permissões necessárias a um app no momento da instalação, elas serão solicitadas no momento do primeiro uso.

No Marshmallow os apps pedem permissão antes de usar cada recurso, em vez de uma vez só durante a instalação.
No Marshmallow os apps pedem permissão antes de usar cada recurso, em vez de uma vez só durante a instalação.

Por exemplo, um editor de imagens irá pedir a permissão para acessar a galeria na primeira vez em que você abrir uma foto, e um app de mensagens na primeira vez em que tentar enviar um SMS. Ao inserir as permissões num contexto (“O app quer enviar SMS, mas é isso que quero fazer, então tudo bem”) a Google espera tornar mais claro para os usuários os recursos aos quais cada app tem acesso.

Modo Não Perturbe

O Marshmallow tem um modo não perturbe, que torna mais fácil silenciar o smartphone. O Android 5.1 tinha um recurso parecido no “Modo Prioridade”, mas o Não Perturbe é mais fácil de configurar e ativar: basta um toque no ícone no painel de notificação.

marshmallow_dnd
O Modo Não Perturbe é muito mais simples de usar que o antigo “Modo Prioridade” do Android 5.1

Novos controles de volume

Ajustar o volume do toque e notificações em seu smartphone ficou mais fácil: basta um toque em um dos botões de volume e na seta para baixo no painel que surge na tela. Antes isso exigia uma ida às configurações do aparelho.

Controles de volume mais acessíveis são um dos destaques no Marshmallow
Controles de volume mais acessíveis são um dos destaques no Marshmallow

Gerenciador de memória

O Marshmallow traz um gerenciador de memória integrado, basta acessar Configurar / Memória. Você pode observar o consumo nas últimas 3, 6, 12 ou 24 horas e ver quais apps mais consumiram memória (e quanto) nesse período. Pode ser uma útil ferramenta de diagnóstico caso um app mal-comportado comece a usar memória em excesso e prejudicar o desempenho do aparelho.

O Gerenciador de Memória pode ajudar a encontrar aqueles apps "fominhas" que prejudicam o desempenho do aparelho.
O Gerenciador de Memória pode ajudar a encontrar aqueles apps “fominhas” que prejudicam o desempenho do aparelho.

Contas Exchange

No Android 6.0 o aplicativo padrão de e-mail (E-mail) não suporta mais contas em servidores Microsoft Exchange. Contas já adicionadas ao aplicativo serão removidas. Para acessar e-mail em servidores Microsoft Exchange, utilize o app GMail e configure novamente sua conta em Configurar / Contas / Adicionar conta / Exchange.

Continuaremos trabalhando para aprimorar a experiência dos usuários de nossos aparelhos, e entregar o melhor que a tecnologia tem a oferecer.

73 Comments

  1. Olá… Recebi o OTA voa Wifi e cancelei o downloading… Agora o OTA não aparece mais mesmo eu buscando de forma manula a atualização em sobre o telefone / atualização do sistema.

    E agora ?

  2. Aqui eu faço a busca por atualização e apenas diz que já está atualizado, porém continuo com a versão 5.1. Preciso dessa atualização pra ver se resolve o problema de instabilidade da conexão WiFi.

  3. Caros, boa tarde.

    Gostaria de saber se a Quantum Go, trabalha com Upgrade de aparelho?

    Tenho interesse no Quantum Fly, e tenho o Quantum Go, mas eu queria dar esse como entrada e só pagar a diferença.

    Atenciosamente.

  4. Boa tarde, eu recebi a atualização no meu Quantum 3g, porém tenho dúvidas sobre atualizar ou não para o Marshmallow. Vi que no modelo 4g , vários recursos foram retirados como por exemplo o Modo Monocromático da economia de energia, esse recurso também foi retirado na versão 3g? E porque foi retirado os recursos da câmera e diminuída a capacidade das fotos da câmera frontal com essa atualização? E quanto a memória , se eu estiver usando só a memória interna do celular, não vai haver nenhuma mudança ? Aguardo resposta para as minhas perguntas, obrigada.

    1. Brenda, o modo monocromático era muito pouco usado e na prática tinha pouco impacto na autonomia da bateria, por isso foi removido. A mesma coisa para alguns modos extras de câmera, mas não “diminuímos” nada em relação à qualidade ou resolução de fotos. Nada muda no gerenciamento de memória se você não usa um cartão SD.

  5. Olá Rafael, Ainda falta muitos lotes pra serem liberados pra atualização? Estou com sérios problemas no meu Wifi que fica caindo de 15 em 15 minutos. Ouvi dizer que alguns usuários resolveram com a atualização… Tenho que ver logo pq se a atualização não resolver vou ter que mandar pro auporte

  6. Bom Dia, Rafael Rigues.

    Depois de diversas buscas pela internet e em fóruns sobre o assunto melhor antivírus para Android, tudo que consegui foi ficar mais confuso.

    Alguns sites elencam como melhores opções o que outros elegem como piores. Fica forte a sensação de reportagens com forte interesse comercial, mas aí, como saber qual está sendo tendenciosa ou não?

    Por isso resolvi recorrer à sábia opinião de quem entende muito bem do mundo Android e do mundo Quantum. Meu modelo é o GO 4G 32Gb. Você sugere qual antivírus para esse modelo?

    Agradeço antecipadamente pela sua ajuda.

    Marcos.

  7. Muito obrigado pelo retorno, Rafael.

    Aproveito para desejar a você e todo o pessoal da Quantum um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo repleto de muitas realizações e sucesso.

    Feliz 2017!

    Marcos.

  8. O meu Q1 ainda não apareceu a atualização. Será que ainda demora muito para sair para todos? Estou tendo um problema com relação a câmera frontal, a mesma esta ficando muito granulada, mesmo em condição de boa luz, levei em uma assistência e fui informado que esta tudo ok com o hardware, fiz um reset mais ainda continuo com o problema. Alguém teve o mesmo problema? se sim a att resolveu?

    1. Matheus, não deve demorar muito para que a atualização esteja disponível a todos, mas não tenho um prazo para informar. Quanto à câmera, por acaso isso acontece no Snapchat? Se for é um bug conhecido no app, reportamos ao desenvolvedor mas cabe a eles a correção.

  9. O meu ainda não saiu a atualização, mesmo indo em configurar>atualização do sistema” ele não encontra e fala que já está atualizado, mesmo estando na 5.1

  10. Olá Rafael Rigues, bom dia!
    Quando estará disponível a atualização do Android 6.0 para a versão Q1.BR.OPEN.L2016021901?
    Toco em “Atualização do Sistema” e continua dando a mensagem “O sistema já está atualizado.”
    Estou aguardando a atualização já há um tempinho….

    1. Marco, já está disponível para todos os aparelhos. Pode me dizer o número de série (em Configurar / Sobre o Telefone / Status / Número de Série) do seu Quantum GO? Vou pedir para a equipe de software verificar.

      1. Nossa, que ótimo que já está está disponível :).
        O Número de Série é 1AG61ZX8T.
        Atualmente o sistema Android se encontra na versão 5.1.
        Aguardo ansiosamente…

          1. Já citei lá em cima o Número da Versão Rafael, no primeiro comentário que fiz e obtive resposta sua.

            Número da Versão: Q1.BR.OPEN.L2016021901
            Número de Série: 1AG61ZX8T.

  11. De nada Rafael Rigues, para que eu possa ter o Android 6.0 estou disposto a ajudar tranquilamente. Haha
    Estou na expectativa para que seja liberado o quanto antes. 😉

  12. Agora parece que sou o único que não recebi a atualização, já mandei as informações do celular que me pediram pro email de suporte, mas até agora nada de atualização.

    1. Também me encontro na mesma situação Geanderson, inclusive o Número de Versão do seu celular é o mesmo que o meu: O bendito Q1.BR.OPEN.L2016021901.
      Também enviei email pro suporte mas nada de concreto foi respondido, apenas o velho “Estamos verificando”…
      Fazer o que né!? O que nos resta é apenas aguardar o “Estamos verificando” se transformar em atualização…

  13. Apareceu a atualização aqui pra mim ontem, dia 03/01/2017.
    Parabéns a equipe Quantum! O Sistema Operacional está totalmente funcional, sem bugs (até agora não identifiquei nenhum) e rodando liso no Quantum GO 3G! Apesar da demora e grande expectativa, tudo correu bem.

  14. Olá, no snapchat o triângulo a bolinha e o quadrado na parte inferior no caso o “home” e os outros dois estão impossibilitando o uso do app coisa que na versão anterior não tinha

    1. Renato, não há nada de errado com seu celular, só os ícones mudaram. “H” (HSDPA) é o nome de um dos padrões de redes 3G, o mais usado no Brasil. H+ é o “3G+” anunciado por algumas operadoras.

  15. Boa noite!! Meu aparelho Quantum GO não recebeu a atualização para o Android 6.0. Percebi que a maior parte dos usuários do modelo 3g (modelo do meu aparelho) ja receberam a atualização do sistema, porém, meu aparelho ainda se mantém estagnado na versão 5.1… Gostaria se saber se existe alguma anomalia no processo de atualização do meu aparelho. Lote: Q1.BR.OPEN.L2016021901
    Agradeço desde já!

    1. Yan, verifique manualmente se a atualização está disponível para seu aparelho: toque em Configurar / Sobre o Telefone /e Atualização do Sistema. Se não funcionar, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábados das 9hs às 14hs.

  16. Mas será resolvido o problema de volume muito baixo, para ouvir uma chamada, é péssimo para ouvir uma chamada em em lugares públicos onde haja algum barulho, do Quantum só tenho essa desepicao

  17. Olá!
    Receberemos novas atualizações?
    Esta versão do android tem varios bugs e confesso inclusive estar arrependido de ter atualizado da 5.1 para a 6.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.