Dica, Quantum

Android Device Protection: Entenda como funciona este recurso

Anti-furto: Entenda como funciona o sistema no Android 5.1

Mais do que ferramentas essenciais no dia-a-dia, smartphones são objetos de desejo, e como tal tem alta demanda e valor em um “mercado negro” abastecido por criminosos no mundo todo. Isso acontece em parte porque é muito fácil para um bandido “formatar” um smartphone roubado, eliminando quaisquer vestígios de seu dono anterior para revendê-lo como um “usado”.

O problema

Todo smartphone Android tem um modo especial chamado Modo de Recuperação ou Recovery, que foi originalmente projetado para tornar possível restaurar ou reparar o sistema operacional caso uma falha impeça o funcionamento normal. Esse modo é acessado através de uma combinação especial de teclas durante a inicialização, que varia de acordo com o aparelho.

O Modo de Recuperação foi projetado como uma forma de restaurar o sistema após uma falha grave. Mas pode ter outros usos menos nobres.
O Modo de Recuperação foi projetado como uma forma de restaurar o sistema após uma falha grave. Mas pode ter outros usos menos nobres.

Uma das opções do modo de recuperação é comumente conhecida como Factory Reset, e restaura o smartphone às configurações de fábrica, removendo todos os dados, apps e configurações do usuário e deixando as coisas como estavam quando ele saiu da caixa. Embora projetada com usos legítimos em mente, esta opção é frequentemente usada por criminosos para limpar o dispositivo e todos os traços de seu dono anterior antes da revenda.

A solução

O Android Device Protection é um recurso implementado pela Google a partir do Android 5.1 como uma forma de impedir essa operação, o que irá impossibilitar a revenda do aparelho. Este recurso não ajuda a localizar um smartphone perdido ou roubado (para isso temos o Find My Quantum), mas a expectativa da Google é que ao dificultar a revenda, os bandidos não tenham um incentivo para cometer os roubos, já que a “recompensa” pelo crime deixa de existir.

Nem todo aparelho com Android 5.1 tem acesso a este recurso. Ele só está disponível em aparelhos que vem com esta versão do sistema “de fábrica”, e caso tenha sido habilitado pelo fabricante. O Quantum GO preenche todos os requisitos e traz o Android Device Protection, que chamamos de Anti-Theft (Anti-Furto).

Ativando o Android Device Protection

O primeiro passo para ativar o Android Device Protection é cadastrar uma conta Google no aparelho, o que muito provavelmente você já fez, já que é um dos passos da configuração inicial. Para verificar quais contas Google estão cadastradas no smartphone, vá em Configurar / Contas e clique em Google.

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Clique em Configurar / Contas para ver quais contas estão configuradas no aparelho.

É muito importante não esquecer a senha desta conta. Em primeiro lugar, porque ela é a chave para o acesso a todos os serviços da Google que você utiliza (como o GMail, Maps, Play Store, etc). Em segundo porque ela será necessária caso o Android Device Protection seja ativado e você precise desbloquear o acesso ao seu aparelho depois.

O segundo passo é definir um método de bloqueio de tela para controlar o acesso ao aparelho, não importa se é um PIN, padrão ou senha alfanumérica. Temos um artigo que explica o funcionamento, prós e contras de cada um deles. Novamente, não se esqueça da senha definida, ou você não conseguirá acessar seu smartphone.

Com uma conta Google configurada e uma tela de bloqueio definida, o Android Device Protection entra em ação automaticamente. Você não verá nenhuma notificação nem notará nada diferente no comportamento do aparelho, o recurso funciona em silêncio. A diferença aparece se o smartphone for formatado à força através do Modo de Recuperação. Nesse caso, durante a configuração inicial o aparelho irá mostrar a tela abaixo:

Quando o Android Device Protection é ativado, é necessário autenticar o aparelho com a última conta Google usada antes da formatação.
Quando o Android Device Protection é ativado, é necessário autenticar o aparelho com a última conta Google usada antes da formatação.

Para prosseguir é necessário informar o endereço de e-mail e senha de uma conta Google que estava previamente configurada no aparelho antes dele ser formatado. Sem isso, não será possível continuar a configuração, nem usar o aparelho. Basta informar o e-mail e senha para concluir a configuração e prosseguir com o uso normal.

Recuperando o aparelho após uma ativação acidental

E se você, dono de um Quantum GO, decidiu restaurá-lo à configuração de fábrica através do Modo de Recuperação, e esqueceu a senha da conta Google que estava configurada?

Nesse caso será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou nos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades) de segunda a sexta das 8hs às 20hs e sábados das 8hs às 14hs. De posse do aparelho e de uma cópia da Nota Fiscal comprovando que você é o proprietário legítimo, podemos recuperá-lo.

Entretanto o procedimento não é coberto pela garantia e será necessário enviar o smartphone para um de nossos postos de assistência técnica, ou via Correios para um de nossos centros de reparos, para que a operação seja feita. Ou seja, você ficará sem seu Quantum GO por alguns dias.

Como formatar seu Quantum GO com segurança

Se você julgar necessário redefinir seu Quantum GO para a configuração de fábrica, a forma correta de fazer isso evitando dores de cabeça é “por dentro” do sistema operacional.

A forma correta de "formatar" um Quantum GO é através da opção Fazer backup e redefinir, no app Configurar.
A forma correta de “formatar” um Quantum GO é através da opção Fazer backup e redefinir, no app Configurar.

Vá em Configurar / Fazer Backup e redefinir e toque na opção Configuração Original. A tela seguinte explica o que será apagado, e quais contas estão associadas ao aparelho. Clique em Redefinir Telefone, confirme seu padrão/senha de bloqueio e pronto. Após alguns minutos seu Quantum GO estará “novinho em folha”.

27 Comments

  1. Olá!

    Para a resolução do bug da bateria, a forma “por dentro”, nas configurações, é efetiva? Ou neste caso devo utilizar do “hard resent” / “factory reset”, com ele desligado?

    A atualização de ontem não resolveu este problema pra mim… Meu aparelho é o 3G / 32GB

    1. Mateus,

      Os dois procedimentos fazem exatamente a mesma coisa, mas fazendo a formatação pelas configurações você não corre o risco de ativar o Device Protection.

      Mas se a atualização não resolveu a autonomia de bateria para você, em vez de formatar o aparelho você deveria entrar em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  2. Boa tarde,

    Acabei de receber o meu celular Quantum Go 4G 32GB, e desde já informo que estou muito satisfeito com o mesmo.
    Instalei o Android Device Protection, mas de momento somente está reconhecendo o anterior celular, o qual não consegue encontrar pois já não existe, e não o novo de Quantum.
    Não sei se é um problema da App, ou um problema pela minha parte na configuração.

    1. Alejandro, não existe nenhuma “configuração” a fazer. Pode ser que seu aparelho apenas não tenha tido tempo de se registrar no servidor, tente novamente em algumas horas. Se precisar de mais informações entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  3. eu esqueci a senha do meu quantum porem eu ainda consigo acessar ele com o desbloqueio de voz só que eu quero voltar a usar somente a de desenho sabe oque eu posso fazer pra tirar essa senha?

    1. Ih Bruno, que enrascada! Fale com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). Ela com certeza poderá te ajudar. O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs. Para facilitar o atendimento, informe o número de sua Nota Fiscal.

  4. Boa noite comprei meu quantum a três meses e hj pela manhã o mim não queria ligar mais de jeito nenhum já mandei vários e-mails para o suporte e não obtive resposta gostaria de saber o procedimento pra trocar o aparelho ou restaurar o mesmo

  5. Comprei meu celular pela internet, ele chegou faz 1 dia (muito antes do prazo de entrega), porém o mesmo apresentou um problema na câmera frontal (está invertida ou de cabeça pra baixo) e a câmera traseira não funciona de forma alguma… fui aconselhado a dar o hard reset, para que talvez após este procedimento ambas as câmeras voltassem ao normal, o que aconteceu foi que me deparei com o sistema anti-furto (Android Device Protection), que ao errar apenas uma vez a senha do meu e-mail ele fica dando um lollipop e voltando para a tela de colocar um e-mail já cadastrado no aparelho (apenas utilizei uma conta GMAIL e a mesma já está com senha correta). O que devo fazer, já que não consigo inicializar mais o aparelho?

    1. Sonival, hard reset NÃO É um procedimento recomendado para solução de problemas. O que você deveria ter feito é entrar em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  6. Estou tentando entrarem contato com vcs, pelo e-mail , mas infelizmente não consigo.

    Meu touch parou de funcionar…

    Fui instruida a dar RESET no meu celular…
    O touch voltou a funcionar, porém não consigo confirmar minha conta…

    está escrito que o dispositivo foi redefinido e que é necessário login a ultima conta usada antes do reset.
    estou colocando certinho. mas não está indo.,
    pede e-mail, a senha, confirma, dai manda o codigo G**** por sms, mas após eu colocar o codigo volta para a mesma tela de confirmar conta.

    Como faço agora?

    Att, Dulcineia

    1. Dulcineia, ao resetar o aparelho você ativou o Android Device Protection. Uma dica é aguardar 72h (desde o momento em que você resetou o aparelho) e tentar fazer login novamente. Se ainda assim não conseguir, entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  7. Comprei meu quantum a uns quatro meses,e quando chegou a atualização,coloquei Para atualizar ,e quando ele foi reiniciado simplesmente não ligou mais;O que eu faço?.

  8. somente o android 5.1 que tem essa fução Android Device Protection ? eu vou formata o gran prime android 4.4.4 quando reiniciar vai aparecer pra informar o endereço de e-mail e senha de uma conta Google ?

    1. Rayane, esse recurso é exclusivo de aparelhos que vem com o Android 5.1 pré-instalado de fábrica. Mas outras fabricantes podem ter recursos similares em versões anteriores do sistema, meu conselho é consultar o suporte da fabricante para ter certeza.

  9. Cara executei o procedimento indicado pelo suporte, pois minha tela estava com uma parte onde o touch não funcionava e me dei mal, pior uso o telefone pra trabalho!! Agora mesmo usando a conta e senha válidas o celular continua pedindo pra eu usar uma conta que já tenha sido ativada no aparelho. SEM COMENTÁRIOS!!!

    1. Jarbas, se você não consegue se logar com a conta Google que já usava no aparelho, e tem certeza de que o nome de usuário e senha estão corretos, pode ser que sua conta tenha sido colocada em quarentena pela Google. O período é de 72 horas (corridas), após ele você deve conseguir se logar novamente.

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