Criado pela Google, o Android Auto foi desenvolvido para resolver um dilema. Por um lado, os smartphones são itens cada vez mais indispensáveis no dia-a-dia de um motorista moderno. Apps de navegação como Google Maps e Waze substituem unidades GPS dedicadas, com vantagens como informações sobre o trânsito em tempo real. E os inúmeros serviços de streaming de música, como Google Play Música e Spotify, há muito substituíram os CD Players.
Mas por outro lado também há desvantagens como ícones e texto pequenos, difíceis de ver na distância típica entre o motorista e um aparelho no painel do carro, sem falar nas notificações que pipocam a toda hora causando distrações.
O Android Auto é gratuito e tenta resolver estes problemas com uma interface mais adequada ao uso veicular para apps como Mapas, Telefone e Play Música, ao mesmo tempo em que tenta evitar distrações lendo mensagens em voz alta, para que você não precise tirar os olhos da estrada, e possibilita o controle de várias funções do aparelho com comandos de voz.
Conversando com o Android Auto
O Android Auto é um app bastante simples. A primeira coisa que chama a atenção é o tamanho dos elementos da interface. Texto, botões e ícones são bem grandes para que seja mais fácil visualizar e interagir com eles à distância.

Na tela inicial o app lista atividades recentes, como chamadas, sugestões de rotas ou um resumo do que está tocando. No rodapé, botões dedicados para atividades como navegação, telefonia e música, e um botão Home para retornar à tela inicial do Android Auto ou, se você já estiver lá, retornar à tela inicial do smartphone.
Mas você não precisa tocar em botão nenhum, e o microfone no canto superior direito da tela dá a dica: basta dizer “OK Google” e o que você quer, como: “Ligar para Ana”, “Mandar mensagem para João”, “Tocar Beatles” ou “Navegar para casa”. Se você receber uma notificação, como uma mensagem SMS ou no WhatsApp, o app pode ler em voz alta, e você pode ditar uma resposta. Os comandos de voz são um tanto específicos: “Tocar Beatles” funciona, mas “Toque Beatles” não. Mas com alguns minutos de experiência você pega o jeito.

Recursos extras
As atividades padrão do Android Auto podem ser complementadas com apps compatíveis. Para encontrá-los, toque no menu com as três linhas horizontais no canto superior direito da tela e selecione Apps para Android Auto para ser levado a uma seção especial na loja Google Play, com os apps listados por categorias.
No mesmo menu vale a pena dar uma olhada no item Configurações, onde é possível fazer ajustes como ativar o Android Auto automaticamente quando um dispositivo Bluetooth específico (como o som do carro) for conectado, ou editar a resposta padrão para mensagens.

O Android Auto pode não parecer um app impressionante ou cheio de recursos, mas cumpre muito bem o papel de tornar o uso do smartphone “na estrada” muito mais prático. Recomendadíssimo para qualquer um que passe algumas horas do dia no trânsito.
Uma dica antes de cair na estrada

O Android Auto “come” muita bateria, pois é um app que mantém a tela ligada o tempo todo, faz uso intenso da conexão de dados (para informações de navegação e streaming de música) e mantém ativos vários sensores como GPS, Giroscópio e microfone. Por isso, recomendamos o uso de um kit como o Quantum Drive, composto por suporte veicular para o smartphone e carregador com saída de 2A, com maior potência e compatível com smartphones poderosos como o Quantum FLY. Você encontra o Quantum Drive em nossos quiosques, ou na seção de acessórios de nosso site.
Muito bom só precisa ser mais dinâmico em acessar por comando de voz..
Não consigo responder por voz quando o Android auto me lê a msn do Whatsapp. Como faço?