Dica, Quantum

Deixe seu carro mais inteligente com o Android Auto

Criado pela Google, o Android Auto foi desenvolvido para resolver um dilema. Por um lado, os smartphones são itens cada vez mais indispensáveis no dia-a-dia de um motorista moderno. Apps de navegação como Google Maps e Waze substituem unidades GPS dedicadas, com vantagens como informações sobre o trânsito em tempo real. E os inúmeros serviços de streaming de música, como Google Play Música e Spotify, há muito substituíram os CD Players.

Mas por outro lado também há desvantagens como ícones e texto pequenos, difíceis de ver na distância típica entre o motorista e um aparelho no painel do carro, sem falar nas notificações que pipocam a toda hora causando distrações.

O Android Auto é gratuito e tenta resolver estes problemas com uma interface mais adequada ao uso veicular para apps como Mapas, Telefone e Play Música, ao mesmo tempo em que tenta evitar distrações lendo mensagens em voz alta, para que você não precise tirar os olhos da estrada, e possibilita o controle de várias funções do aparelho com comandos de voz.

Conversando com o Android Auto

O Android Auto é um app bastante simples. A primeira coisa que chama a atenção é o tamanho dos elementos da interface. Texto, botões e ícones são bem grandes para que seja mais fácil visualizar e interagir com eles à distância.

android auto tela inicial
A interface do Android Auto. Botões e textos grandes facilitam a interação e visualização das informações.

Na tela inicial o app lista atividades recentes, como chamadas, sugestões de rotas ou um resumo do que está tocando. No rodapé, botões dedicados para atividades como navegação, telefonia e música, e um botão Home para retornar à tela inicial do Android Auto ou, se você já estiver lá, retornar à tela inicial do smartphone.

Mas você não precisa tocar em botão nenhum, e o microfone no canto superior direito da tela dá a dica: basta dizer “OK Google” e o que você quer, como: “Ligar para Ana”, “Mandar mensagem para João”, “Tocar Beatles” ou “Navegar para casa”. Se você receber uma notificação, como uma mensagem SMS ou no WhatsApp, o app pode ler em voz alta, e você pode ditar uma resposta. Os comandos de voz são um tanto específicos: “Tocar Beatles” funciona, mas “Toque Beatles” não. Mas com alguns minutos de experiência você pega o jeito.

android auto navegacao mensagens
À esquerda, exemplo da tela de navegação. Mensagens (à direita) podem ser lidas em voz alta pelo app.

Recursos extras

As atividades padrão do Android Auto podem ser complementadas com apps compatíveis. Para encontrá-los, toque no menu com as três linhas horizontais no canto superior direito da tela e selecione Apps para Android Auto para ser levado a uma seção especial na loja Google Play, com os apps listados por categorias.

No mesmo menu vale a pena dar uma olhada no item Configurações, onde é possível fazer ajustes como ativar o Android Auto automaticamente quando um dispositivo Bluetooth específico (como o som do carro) for conectado, ou editar a resposta padrão para mensagens.

No modo Android Auto, o Google Play Music sugere músicas "para a estrada". À direita, tela de configurações do app.
No modo Android Auto, o Google Play Music sugere músicas “para dirigir”. À direita, tela de configurações do app.

O Android Auto pode não parecer um app impressionante ou cheio de recursos, mas cumpre muito bem o papel de tornar o uso do smartphone “na estrada” muito mais prático. Recomendadíssimo para qualquer um que passe algumas horas do dia no trânsito.

Uma dica antes de cair na estrada

Conecte seu smartphone a um carregador e suporte veicular antes de utilizá-lo com o Android Auto.
Conecte seu smartphone a um carregador e suporte veicular antes de utilizá-lo com o Android Auto.

O Android Auto “come” muita bateria, pois é um app que mantém a tela ligada o tempo todo, faz uso intenso da conexão de dados (para informações de navegação e streaming de música) e mantém ativos vários sensores como GPS, Giroscópio e microfone. Por isso, recomendamos o uso de um kit como o Quantum Drive, composto por suporte veicular para o smartphone e carregador com saída de 2A, com maior potência e compatível com smartphones poderosos como o Quantum FLY. Você encontra o Quantum Drive em nossos quiosques, ou na seção de acessórios de nosso site.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.