Dica, Quantum

Adeus, lupa! Veja como alterar o tamanho das fontes e ícones no Android

Meu sogro tem um hábito curioso: mesmo tendo um PC com um monitor de alta resolução, ele insiste em configurá-lo para 1024 x 768 pixels, porque os ícones e texto ficam “maiores” e mais fáceis de ver. Nos smartphones somos limitados à resolução nativa da tela dos aparelhos, mas há formas de alterar o tamanho das fontes e ícones no Android e conseguir um resultado similar.

Já há algum tempo é possível mudar o tamanho das fontes, e o Android 7 introduz um novo recurso chamado Tamanho da Exibição que permite aumentar ou diminuir o tamanho dos elementos que compõem a interface (incluindo menus, ícones, texto) e controlar a legibilidade e “densidade” de informação na tela. Veja como usar.

Como alterar o tamanho das fontes e ícones no Android

Ícones e interface: controlando o “Tamanho da Exibição”

Para controlar o Tamanho da Exibição em um smartphone com Android 7, vá em Configurar / Tela / Tamanho da Exibição. Você verá um exemplo de tela e logo abaixo dele um controle deslizante na posição central, ou Padrão. Para diminuir o tamanho dos elementos na tela arraste o controle para a esquerda, para a posição Pequena. Para aumentar arraste para a direita, para a posição Grande.

alterar o tamanho das fontes e ícones no Android

Alterando o tamanho das fontes

Se você não quiser alterar o Tamanho da Exibição da interface inteira, pode aumentar só o tamanho das fontes para que o texto na tela seja mais legível. O caminho é: Configurar / Tela / Tamanho da Fonte. Novamente, a tela mostra um controle deslizante e uma amostra de texto na parte superior da tela. São quatro tamanhos possíveis: Pequeno, Padrão, Grande e Maior. Veja abaixo uma comparação entre eles.

alterar o tamanho das fontes e ícones no Android
Quem usa um smartphone com o Android 6 também pode alterar o tamanho das fontes. O caminho é o mesmo, com a diferença de que a escolha do tamanho é feita em um menu, e sem uma amostra de texto para conferir imediatamente os resultados.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *