Dica, Quantum

Ajustar a imagem do Quantum GO ao seu gosto

Tela AMOLED do Quantum GO

Um dos muitos pontos do Quantum GO elogiados pelos especialistas é a tela. Pudera, usamos uma tela AMOLED de 5″ com resolução HD, que além de ajudar a economizar energia produz cores mais vivas e vibrantes, e contraste muito superior às telas LCD usadas em aparelhos concorrentes.

Ainda assim, é impossível agradar a todos. Há quem ache que as telas AMOLED no geral, incluindo a do Quantum GO, produzem imagems saturadas demais, com cores “berrantes”. Outros acham que elas são um pouco azuladas ou amareladas. Nós entendemos, é uma questão de preferência pessoal. Foi por isso que incluímos no Quantum GO a tecnologia MiraVision, da MediaTek. Com ela você pode fazer ajustar a imagem ao seu gosto, controlando com precisão vários parâmetros.

Infelizmente, este é um dos poucos recursos que é exclusivo do modelo 4G do Quantum GO, já que além do software para ajustes é necessário que o processador de vídeo (GPU) também tenha suporte a esta tecnologia, algo que a GPU Mali-450MP4 do Quantum GO 3G não tem.

Ajustar a imagem: Fazendo o ajuste

Para ajustar a imagem em seu Quantum GO 4G toque em Configurar / Tela / MiraVision e no menu com as três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela.

Toque no botão Menu (no canto superior esquerdo da tela) e em Modo de imagem para começar a ajustar a imagem.
Toque no botão Menu (no canto superior esquerdo da tela) e em Modo de Imagem para começar os ajustes.

Em Modo de Imagem você verá três modos pré-definidos: Padrão são os ajustes padrão da tela, e Vívido satura as cores, deixando-as mais vivas. Para deixar a tela a seu gosto selecione a opção Modo usuário, que permite o ajuste manual de vários parâmetros.

O modo Vívido deixa as cores mais brilhantes. Escolha o Modo usuário para fazer seus próprios ajustes e ajustar a imagem como quiser.
O modo Vívido deixa as cores mais brilhantes. Escolha o Modo usuário e novas opções ficam disponíveis no menu.

Clique novamente no menu no canto superior esquerdo da tela, e você verá novas opções disponíveis sob os itens Ajuste de cores básicas e Ajuste avançado. Cada uma permite ajustar um aspecto individual da imagem, com direito a uma amostra em tempo real dos resultados do ajuste. Veja o que cada uma delas faz:

  • Contraste: ajusta o contraste da imagem.
  • Saturação: controla a intensidade das cores da imagem. Se você está acostumado a telas LCD e acha as cores de uma tela AMOLED muito “berrantes”, este é o ajuste que pode te ajudar. Basta diminuir a saturação até que tudo fique ao seu gosto.
  • Brilho: ajusta o brilho geral da imagem. Não confunda este recurso com o brilho da tela, que é um ajuste separado.
  • Nitidez: ajusta a nitidez da imagem, o que pode ser usado para aumentar o nível de detalhes.
Use o ajuste de saturação para controlar a intensidade das cores e ajustar a imagem como quiser.
Use o ajuste de saturação para controlar a intensidade das cores
  • Temperatura de cor: há quem reclame que as telas AMOLED produzem imagens meio amareladas ou azuladas. Se você compartilha desta opinião, basta fazer o ajuste da temperatura de cor. Uma temperatura mais alta deixa a imagem mais “fria” e azulada. Uma temperatura mais baixa deixa a imagem mais “quente” e avermelhada.
  • Contraste dinâmico: este é um modo especialmente interessante para quem gosta de assistir vídeos no smartphone. Com ele ativado o sistema analisa constantemente a imagem que será mostrada na tela, e ajusta o contraste automaticamente conforme julgar necessário.

Ajustar a imagem: Ih, baguncei tudo, e agora?

Se você exagerou na dose nos ajustes e a imagem de seu smartphone está parecendo uma obra de Andy Warhol, não se preocupe. Basta selecionar a opção Restaurar as configurações padrão, é o último item do menu. Com isso, todos os ajustes são revertidos aos valores originais de fábrica.

Selecione a opção "Restaurar as configurações padrão" para redefinir todos os ajustes de vídeo e para ajustar a imagem.
Selecione a opção Restaurar as configurações padrão para redefinir todos os ajustes de vídeo.

33 Comments

  1. Vocês tem sido excelentes até agora, mas uma coisa me chateou depois da última atualização não consigo mais usar o modo MONOCROMÁTICO sem ativar a economia de bateria.

    Poderiam implementar a economia em 2 passos?

    No primeiro apenas a economia através da tela e em um segundo passo Tela + Desempenho reduzido.

  2. Eu já tinha dado a sugestão de usar os leds da tela como led de notificação, e agora tenho uma pergunta: o Quantum Go também vai ganhar um sistema interativo, como o Cortana da Microsoft ou o Siri da Apple?

    1. Jônathas, o Quantum GO tem o Google Now. Além disso a Microsoft lançou uma versão da Cortana para Android, mas por enquanto disponível apenas em inglês. Quando estiver disponível no Brasil também poderá ser usada no Quantum GO.

    1. Gabriel, carregadores funcionam sim. Já usei modelos da Xiaomi (MiPower), ASUS (Zen Power) e outras fabricantes sem problemas. Tenho experiência limitada com canetas, mas canetas capacitivas que funcionam no iPhone, por exemplo, devem funcionar no Quantum GO.

  3. Olá, eu queria saber por que os carregadores são de 1 ampere e não 2 e também se pode causar algum dano ao aparelho usar um outro carregador de 2 ampere.

    Obrigado

    1. Kennedy, o carregador oficial é de 1 Ampére. Não há problema em usar um carregador de 2A, mas não espere ganho no tempo de carga: quem define quanta corrente “puxar” do carregador é o aparelho, que só pede aquilo com o qual consegue lidar.

  4. Rafael gostaria de saber se o Smart Quantum go tem opção de criar pasta nas fotos pois não achei esse opção minhas fotos estão todas juntas bj

    1. Vilmar, seu aparelho entrou no modo de economia de energia e por algum motivo não saiu. Vá em Configurar / Bateria / Economia de bateria inteligente e toque no interruptor no topo da tela, ao lado da palavra “Ativado”. Pronto, seu smartphone deve voltar ao normal.

  5. Meu celular atualizou a versão do Android para 6.0, mas particularmente não gostei.
    Na tela inicial, na parte superior fica a barra do Google e não é possível removê-la.
    Não é possível excluir uma mensagem de texto dentro da mensagem, tem que sair da mensagem para excluir.
    Na Galeria, não é possível criar pastas e nem mover fotos/vídeos para outras pastas.
    Poderiam melhorar a calculadora também, apesar de possuir sen, cos, tan, log, “pi”, expoente… não possui %

    Não sei como ficará o consumo da bateria após esta atualização, lembramos que a bateria é de 2300mAh

    1. Elden, as mudanças na tela inicial foram feitas pela Google, apenas seguimos o Launcher padrão do Android 6.0. Temos um artigo aqui no blog que explica como usar um launcher alternativo (Nova Launcher) para recuperar a aparência e comportamento originais do Quantum GO.

      Galeria e calculadora não foram modificadas com o Android 6.0. O que você relata são limitações que já existiam no Android 5.0. Estamos cientes delas, e iremos estudar melhorias em futuras atualizações.

      Por fim, a autonomia de bateria no Android 6.0 deve ser ligeiramente superior à do Android 5.1, já que o sistema é mais eficiente no gerenciamento de energia. Eu notei uma melhora em meu aparelho pessoal, mas os seus resultados podem variar de acordo com o uso do aparelho, apps instalados, ajustes do sistema e até mesmo a rede da operadora.

  6. Estava utilizando meu celular normalmente e do nada ele ficou com a tela toda preta e branca (o colorido todo sumiu).

    Estou super triste com esse acontecimento, até porque meu aparelho é novo tenho menos de 3 meses, poxa.

    Por favor, me ajudem!!

  7. Eu gostei muito do quanto esse celular oferece, mas o hardware não me agradou muito. As configurações são ótimas, mas fiquei com o pé atrás lendo os comentários sobre a galeria e não poder criar pastas ou mover imagens e videos, quando vão acrescentar essas opções? Pois estou pensando em comprar este modelo, mas tenho medo de me arrepender kkkk Grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.