Dica, Quantum

5 Dicas para um verão mais smart

Para muitos o começo do ano é um período de férias, de se livrar do stress acumulado no ano que passou, fazer planos para o futuro e recarregar as energias. E não importa se você vai para a praia, para a montanha ou mesmo se vai ficar em casa, seu smartphone pode ser um grande aliado nesse momento. Veja como com estas 5 dicas para um verão mais smart.

Para um verão mais smart, ponha a segurança em primeiro lugar

Vai viajar? Antes mesmo de sair de casa, reforce as medidas de segurança: é fácil, basta definir um bloqueio de tela para impedir que estranhos tenham acesso ao seu aparelho e às informações ali armazenadas caso ele caia em mãos erradas.

verao mais smart seguranca
Desbloqueio com PIN (à esquerda) e com senha (à direita). Algumas das opções para proteger seu smartphone.

São vários os métodos disponíveis, incluindo padrões, senhas numéricas, palavras-chave, etc. Se você tem um smartphone com um sensor biométrico, como o Quantum FLY, pode usar sua impressão digital como “chave” para desbloquear o aparelho, um método muito rápido, prático e seguro.

O bloqueio de tela é importante não só como uma forma de proteger suas informações: ele é essencial para que você possa usar os recursos de localização do Android para encontrar um smartphone perdido ou roubado.

Rumo à diversão

Até poucos anos atrás planejar o caminho até o merecido descanso envolvia mapas em papel e publicações como o Guia Quatro Rodas, mas em um verão mais smart bastam alguns apps. O mais popular é sem dúvida o Waze, que conta com um sistema de “crowdsourcing”: os próprios motoristas reportam informações sobre o tráfego, acidentes e radares, e isso ajuda a todos os usuários do app.

Mas o Waze requer uma conexão à internet para obter as informações, e não é comum um smartphone ficar “offline”, longe de qualquer rede de telefonia, dados ou Wi-Fi no meio da estrada. Por isso é importante ter um plano B e traçar a rota em um app capaz de funcionar mesmo desconectado. Nossa sugestão para isso é o Google Maps, que já vem pré-instalado em seu smartphone e é capaz de armazenar mapas offline.

verao mais smart mapas
O Google Maps permite salvar mapas e rotas para consulta posterior, mesmo que o smartphone esteja offline.

É possível salvar áreas inteiras na memória, como por exemplo toda a região metropolitana de uma capital. Mas também é possível salvar rotas específicas: trace uma rota como de costume, e em vez de tocar no botão Iniciar arraste para cima o painel que indica o tempo e distância para ver as instruções de navegação passo-a-passo. Lá no rodapé da lista, toque na opção Salvar Off-Line.

E fica a dica: o kit Quantum Drive, disponível no site da Quantum, inclui um suporte veicular para fixar seu smartphone ao painel do carro e um carregador USB de alta capacidade, para manter a bateria cheia mesmo após horas de uso do Waze. Tudo feito sob medida para seu Quantum GO, MUV, MUV PRO ou FLY.

Olho no clima!

Seja qual for o seu destino de férias, você deve se preocupar com duas coisas: o sol e as tempestades de verão. E em um verão mais smart um app de previsão do tempo é essencial para você não ser pego de surpresa. Nossa sugestão é o Yahoo! Tempo, que é gratuito e traz a previsão do tempo de forma detalhada e muito bem organizadas.

As informações mais importantes no app são o Índice Ultravioleta (UV), mostrado no painel Detalhes, e a probabilidade de chuva, mostrada em Precipitação. O Índice UV é medido em uma escala de 0 a 11, em intervalos que vão de Baixo (0 a 2), Moderado (3 a 5), Alto (6 a 7) e Muito Alto (8 a 10) a Extremo (11 ou mais). Quando maior o índice e o tempo de exposição, maior o risco de danos à pele.

verao mais smart tempo
Fique de olho no Índice UV para se proteger do Sol!

Em um dia com Índice UV baixo, por exemplo, é possível ficar exposto ao sol sem proteção por mais de uma hora sem riscos. Mas em um dia com índice alto esse tempo cai para 30 muitos, e num dia extremo, bastam 10 minutos para ter queimaduras e danos sérios. Por via de regra, evite exposição direta ao sol entre as 10:00 e as 16:00 (procure a sombra), e use filtro solar a partir do índice moderado. Se o índice for alto ou superior, use ao menos um filtro com Fator de Proteção Solar (FPS) 30. E não se esqueça de beber muitos líquidos!

As tempestades são indicadas pela imagem logo na abertura do app: se você vir uma animação com raios na tela, fique esperto. Em áreas montanhosas, mesmo chuvas a quilômetros de distância podem desencadear enxurradas que em minutos transformam pacatos córregos na serra em corredeiras mortais (as populares “cabeças d’água”), e também causam deslizamentos. Na praia o perigo são os raios: eles tendem a procurar sempre o local mais alto, e se você estiver na areia, na beira do mar, esse lugar é você. Ao menor sinal de tempestade, procure um abrigo.

Não se esqueça das fotos

As fotos são uma parte importante das férias, e em um verão mais smart merecem uma atenção especial. Instale alguns apps de fotografia para ajudar na criatividade, e aprenda a usar o editor de imagens para dar uma “forcinha” nos resultados. E siga nossas dicas de fotografia para conseguir fotos melhores, especialmente se quiser fotografar o pôr-do-sol na praia.

verao mais smart fotos
Com alguns truques simples suas fotos do pôr-do-sol podem ficar incríveis como essa, feita com um Quantum GO.

Não se esqueça de ativar o backup das fotos no Google Photos. É fácil, gratuito e uma garantia de que o que quer que aconteça com seu smartphone, as imagens estarão seguras “na nuvem”, e acessíveis a partir de qualquer computador conectado à internet, o que facilita na hora de compartilhá-las com os amigos.

Diversão em casa

Não vai viajar? Não tem problema! Você ainda pode se divertir em casa, seja pegando um “cineminha” em apps como o Netflix ou Google Play Filmes, ou então com um dos muitos jogos para smartphone disponíveis, entre eles muito clássicos do videogame. Você nem vai ver o tempo passar.

verao mais smart games
Sonic 2, Duck Tales, Castle of Illusion e muitos outros jogos clássicos estão disponíveis no Google Play.

2 Comments

  1. “O bloqueio de tela é importante não só como uma forma de proteger suas informações: ele é essencial para que você possa usar os recursos de localização do Android para encontrar um smartphone perdido ou roubado.” Mas como impeço que a barra de notificações desça com o celular bloqueado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.