Dica, Quantum

10 truques do Android que você talvez não conheça

Todo sistema operacional tem aqueles atalhos ou recursos que não são muito conhecidos, mas que ajudam a simplificar as tarefas do dia-a-dia. E com o Android não é diferente. Neste artigo vamos mostrar 10 truques do Android que você provavelmente não conhece, todos testados no Android 6.0 “Marshmallow”.

Os 10 truques do Android

Use as respostas rápidas: quando você não pode atender uma ligação, mas também não quer simplesmente rejeitá-la, o Android oferece um sistema de respostas rápidas: basta deslizar o ícone do telefone para cima na tela de chamadas e você verá quatro respostas prontas que pode enviar via SMS. O que pouca gente sabe é que é possível editar estas respostas. Para isso abra o app Telefone, toque nos três pontos no canto superior direito da tela e em Configurações / Respostas Rápidas. Toque em uma das respostas para modificar o texto, e em OK para salvar as alterações.

truques do Android respostas rapidas
É fácil editar as respostas rápidas que você pode enviar ao rejeitar uma ligação

Desbloqueie automaticamente seu smartphone: já falamos muitas vezes que não dá pra deixar o smartphone desprotegido, sem senha ou alguma forma de bloqueio. Mas há momentos em que o bloqueio não faz muito sentido, por exemplo quando você está em casa. Um dos truques do Android 6.0 é um sistema que pode manter o aparelho desbloqueado se determinadas condições (como local, modo de uso ou conexão a um acessório) forem preenchidas, chamado Smart Lock. Veja aqui no blog como configurar o Smart Lock.

Um atalho para seus contatos favoritos: quer um jeito rápido de ligar para um contato favorito? Transforme ele em um atalho na tela inicial. Abra o app Contatos, toque no contato desejado e nos três pontos no canto superior direito da tela. Selecione a opção Colocar na tela inicial e pronto! Sempre que você tocar nesse atalho irá para a ficha do contato, e com um toque pode fazer uma chamada ou mandar uma mensagem.

truques do android contato
Transforme um contato em um atalho na tela inicial para facilitar as chamadas e mensagens

Chegue mais rápido aos ajustes rápidos: o modo “normal” para acessar o painel de ajustes rápidos é deslizando o dedo do topo para o meio da tela duas vezes, uma para abrir o painel de notificações, e outra para chegar aos ajustes rápidos. Corte o tempo deslizando dois dedos em paralelo do topo para o meio da tela.

Compartilhe a tela: juro que esse é um dos truques do Android que eu não conhecia. Quer mostrar rapidamente para alguém o que está na sua tela? Segure o botão Home por dois segundos para ativar o Google Now on Tap, e toque no botão Compartilhar (o segundo da esquerda para a direita). O sistema irá fazer um screenshot (ou “print”) da tela e já oferece várias formas de compartilhá-lo com seus contatos.

truques do android print
Use o Google Now! on Tap para fazer e compartilhar rapidamente um “print” da tela.

Acesse o discador a partir da tela de bloqueio: para abrir rapidamente o discador, arraste para cima o ícone do telefone no canto inferior esquerdo da tela de bloqueio. Informe seu padrão ou senha para desbloquear o aparelho e pronto!

truques do android discador camera
Discador e câmera podem ser acessados rapidamente a partir da tela de bloqueio.

Acesse a câmera a partir da tela de bloqueio: para abrir rapidamente a câmera, arraste para cima o ícone da câmera no canto inferior direito da tela de bloqueio. Nesse caso nem é preciso desbloquear o telefone.

Descubra de onde veio uma notificação: notificações misteriosas estão enchendo sua paciência e você não consegue descobrir de onde vieram? Abra o Painel de Notificações e segure o dedo sobre a notificação por alguns segundos. O nome do app responsável irá surgir no lugar da notificação.

truques do android notificacoes
Segure o dedo sobre uma notificação para saber de onde ela veio.

Um app e nada mais: “fixar” um app na tela, é um dos melhores truques do Android, e muito útil para quando você precisa emprestar o celular para alguém fazer uma chamada, ou quer deixar uma criança se divertindo com um jogo sem o risco de que esbarrem em seus outros apps e informações pessoais. Abra o app que deseja fixar e abra a Visão Geral (botão quadrado no rodapé da tela). O app deverá ser o primeiro da lista. Deslize o cartão dele para cima, e o ícone de uma “tachinha” aparecerá no canto inferior direito do cartão. Toque no ícone e pronto, agora ele é o único na tela. Para poder voltar à tela inicial ou alternar entre apps, segure o botões Voltar e Visão Geral ao mesmo tempo. Pode ser necessário habilitar a fixação de tela antes, em Configurar / Segurança / Fixação de tela.

truques do android fixacao
Fixe o app na tela antes de emprestar seu aparelho para evitar que tenham acesso aos seus dados pessoais.

Encontre os fominhas: seu smartphone está subitamente lento ou travando e você não consegue encontrar a causa? Pode ser que haja algum app mal-comportado consumindo memória excessivamente. Para descobrir o culpado abra Configurar / Memória e toque em Memória usada por apps. A lista mostra os apps ordenados por consumo, e se houver algum desproporcionalmente no topo da lista, é um forte candidato.

truques do android memoria
O Gerenciador de Memória do Android pode ajudar a encontrar os apps “fominhas”

E você, tem alguma dica ou macete útil que não está na nossa lista? Compartilhe ela nos comentários abaixo.

3 Comments

  1. Olá queria saber se tem como tirar dos SMS o nome Quantum Muv Up ao final das mensagens. Comprei o telefone faz 5 dias muito bom porém não gostei desse item dos sma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Blog Meu Quantum tem como objetivo dar aos leitores informações que os ajudem a tirar o máximo de seus smartphones, e não é um espaço de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Para reparos, dúvidas sobre o funcionamento de seu smartphone Quantum ou acompanhamento de pedidos, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Comentários não relacionados aos temas dos artigos serão excluídos.