Dica, Quantum

Dicas para fazer fotos: 10 dicas para tirar fotos com o Quantum GO

Dicas para fazer fotos: 10 dicas para tirar fotos com o Quantum GO

Já mostramos aqui que o Quantum GO tem uma câmera sofisticada e cheia de recursos legais, e que é capaz até de fazer selfies no escuro. Mas com um pouquinho de esforço, dá pra ir além. Se você seguir as dicas abaixo, que vão de truques básicos da fotografia a pequenos ajustes nas configurações da câmera, poderá conseguir fotos ainda melhores!

Dicas para fazer fotos: Dicas Gerais

Dica 1: Escolha o foco. Essa primeira dica é óbvia mas não custa avisar, toque na tela para focar a imagem antes de bater a foto. Se você não fizer isso o Quantum GO fará o foco por você, mas pode acabar escolhendo um ponto da cena diferente do que você tinha em mente. Onde focar? Simples, no objeto que você quer destacar na foto.

Falando em foco, outro recurso muito legal e normalmente só encontrado em câmeras fotográficas mais caras é a capacidade de “travar” o foco em um objeto. O foco será mantido mesmo que o objeto se mova, pois o sensor é capaz de acompanhar o movimento. Isso é muito útil na hora de fotografar crianças, animais de estimação e outros assuntos “inquietos”.

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Defina o foco
A moldura verde sólida indica que o foco está “travado” naquela área da imagem. Se o objeto ou câmera se moverem, o foco será ajustado automaticamente.

Usar este recurso é muito fácil, basta segurar o dedo sobre o objeto que deseja manter em foco por alguns segundos. Você verá uma moldura sólida, em verde, ao redor do ponto onde tocou. Experimente mover a câmera e veja o que acontece! Este modo funciona também durante a gravação de vídeo.

Dica 2: Fique parado. Prenda a respiração, apoie os braços ao lado do corpo e tente não mover o smartphone enquanto faz a foto. Como em toda câmera, qualquer movimento enquanto o obturador estiver aberto (mesmo que isso demore apenas uma fração de segundo) pode resultar em fotos borradas. A dica: não mova o aparelho quando ouvir o clique, espere até a miniatura da foto aparecer no canto superior direito da tela. Assim você tem certeza de que a foto já foi feita.

Dica 3: Use “a regra”. Esta é uma dica universal de fotografia, a Regra dos Terços. Imagine duas linhas verticais cortando a imagem de cima a baixo, dividindo-a em três partes iguais. Agora imagine também duas linhas horizontais, cortando a imagem da mesma forma. O resultado é uma imagem dividida em nove “quadrantes”, como abaixo.

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - use a regra dos terços
Um exemplo de uso da “regra dos terços”, com a flor na intersecção de duas linhas. A diagonal formada pelas folhas ao fundo também ajuda na composição. O app é o A Better Camera.

A dica é posicionar o “assunto” da foto na intersecção de duas destas linhas, ou ao longo de uma delas, o que irá tornar a imagem mais atraente do que se ele estivesse no centro da foto. Vários apps de câmera na Play Store tem uma opção para mostrar a “grade”, justamente para ajudar nesse posicionamento.

Outra dica clássica e universal: ao enquadrar a cena procure incluir linhas diagonais apontando para “dentro” da imagem. Esta é outra forma de atrair o olhar.

Dicas para fazer fotos: Ajustes da Câmera

Dica 4: Sem demora. No geral a opção Sem Atraso no obturador, nas configurações da câmera (Engrenagem, ícone da câmera, primeira opção), deve ficar ativada. Isso reduz o tempo de abertura do obturador durante a captura de uma foto, o que diminui a chance de imagens “borradas” por movimento do smartphone.

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Ajustes da Câmera
Ative a opção Sem atraso no obturador para reduzir a chance de fotos tremidas.

A exceção é nas cenas com pouca luz. Nesse caso desativar esta opção pode ser uma boa idéia, já que com o obturador aberto por mais tempo o sensor recebe mais luz, o que resulta em fotos melhores. Mas nesse caso, tente deixar o smartphone o mais parado possível enquanto fotografa.

Dica 5: Confie na câmera. O Quantum GO tem vários modos de cena, para as mais variadas situações. Mas em vez de ficar pensando em qual usar, você pode abrir as opções da câmera (Engrenagem, ícone da câmera) e ativar a opção Auto detecção de cena. Assim o Quantum GO irá selecionar o melhor modo de captura automaticamente, de acordo com a cena

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Confie na Câmera
Com a Auto detecção de cena o Quantum GO irá escolher o melhor modo para a foto automaticamente.

Dica 6: Atenção à luz. A cor (tecnicamente a “temperatura”) da luz influencia a aparência dos objetos na cena. Assim como a maioria das câmeras digitais, o Quantum GO é capaz de analisar a cena e ajustar o “balanço de branco”, compensando a cor da luz, automaticamente. Mas há situações onde o ajuste automático pode se enganar.

Se você notar que a cena parece mais avermelhada, amarelada, esverdeada ou acinzentada do que deveria, experimente ajustar manualmente o balanço de branco até encontrar a opção que corrige o problema. No app da câmera clique no ícone da Engrenagem, Configurações (o primeiro dos três ícones na janela que surge) e no item Balanço de branco. Pra facilitar, as opções tem o nome das fontes de luz mais comuns (fluorescente, incandescente, dia nublado) então fica fácil escolher uma. Depois de fotografar, não se esqueça de retornar esta opção para o modo Automático (indicado pelo ícone AW).

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Atenção a Luz
Ajuste manualmente o balanço de branco caso perceba que as cores na imagem não estão corretas.

Dica 7: Toque ou botão?. Por padrão para capturar uma foto basta tocar no ícone da câmera na tela. Mas há quem prefira um botão de câmera “de verdade”. Se esse é o seu caso, abra o app da câmera, clique no ícone da Engrenagem e ative a última opção do painel de Configurações, chamada Teclas de Volume. Se selecionar a opção Disparar elas serão usadas para capturar uma foto. Selecionar Zoom faz elas funcionarem como o controle de zoom de uma câmera doméstica.

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Toque ou Botão
Você pode escolher se quer que os botões de volume funcionem como obturador, zoom ou volume.

Dica 8: Vá além dos 13 MP. O Quantum GO tem um modo de fotografia especial chamado Quantum Resolution, que usa sofisticados algoritmos de processamento pra produzir uma imagem de 24 MP a partir de um sensor de 13 MP, ou seja, suas fotos terão quase o dobro da resolução, o que é muito útil na hora de imprimir uma imagem ou fazer um recorte. Para ativá-lo, abra as configurações da câmera (ícone da Engrenagem), toque no ícone da câmera e em Tamanho da imagem selecione a opção Quantum.

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Além de 13MP
Recorte a 100% de uma área de 1024 x 768 pixels numa imagem de 13 MP.
Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Recorte
Recorte também a 100% de uma área de 1024 x 768 pixels fotografada a 24 MP. A resolução mais alta permite se “aproximar” mais dos detalhes.

Dica 9: Experimente o HDR. Já viu aquelas fotos de paisagens em que o cenário está lindo mas o céu está “lavado”, ou o céu e nuvens estão perfeitos mas a paisagem é uma massa preta? Isso acontece porque a câmera não conseguiu equilibrar áreas com diferente luminosidade na foto, e teve de escolher para qual dar prioridade. O modo HDR (High Dinamic Range – Ampla Faixa Dinâmica) resolve esse problema combinando três imagens capturadas em sequência para produzir uma foto com melhor equilíbrio entre as áreas de luz e sombra. Para ativá-lo basta clicar no ícone HDR no canto superior esquerdo da tela.

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - HDR
Exemplo de uma imagem sem (esquerda) e com (direita) HDR. Note a diferença na iluminação dos telhados.

Só um detalhe: como este modo funciona com uma fusão de três imagens diferentes, quaisquer objetos que se movam entre uma cena e outra poderão aparecer como “fantasmas” na imagem final. Portanto, ele é recomendado para captura de paisagens e cenas estáticas. Crianças, animais de estimação e multidões não irão produzir bons resultados.

Dica 10: Foto ou vídeo?. Imagine que você está filmando uma cena e de repente surge um momento que renderia uma foto sensacional. Não precisa parar a gravação para fotografar, basta tocar no ícone da câmera e uma foto será salva. Neste modo as fotos terão a mesma resolução do vídeo, por exemplo 1920 x 1080 pixels no caso de um vídeo em Full HD.

Dicas para fazer fotos com o Quantum GO - Foto ou Vídeo
Toque no botão da câmera (destacado em amarelo) para fazer fotos enquanto filma. Não é preciso interromper a gravação.

Por fim, pratique! A prática leva à perfeição. Quanto mais você fotografar, mais você irá conhecer o comportamento da câmera e aprender os ajustes ideais para cada cena. E quando conseguir aquela foto incrível, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais com a hashtag #meuquantum. Até mais!

80 Comments

      1. Olá Rafael Rigues, tudo bom?
        Rigues, ao conectar meu quantum go pelo cabo usb ao meu computador não consigo encontra-lo.
        Em outras palavras, não está sendo detectado pelo meu computador.

    1. Porque meu pedido esta a mais de 1 dia empacotado com nota emitida com status pedido faturado e esperando o envio é nada.
      E no sac espera se horas e a ligação cai
      São 3 funcionários
      Assim a empresa vai a falência rápida

      1. Aline, sem um número de pedido não posso nem pedir para a equipe do SAC verificar. O que acontece às vezes é que o produto é enviado, mas os correios não nos devolvem o código de rastreio dentro do prazo típico. Assim não temos como informá-lo para o consumidor.

  1. Todo mundo fala que a bateria do Quantum é boa, mas eu não gostei. Tem algo que possa fazer pra melhorar? E sobre essas tais listas brancas na tela, é prejudicial?

    1. Adriano, as “listras brancas” são um bug que só acontece quando o aparelho está com brilho da tela no mínimo absoluto (abaixo do mínimo possível no ajuste manual, aliás), não prejudicam o aparelho e serão corrigidas em uma atualização de sistema. Quanto à bateria, temos um artigo aqui mesmo no blog com dicas para maximizar a autonomia, dê uma olhada.

  2. Comprei o meu Quantum Go, e estou muito ansioso para recebe-lo porem, a entrega estava prevista para o dia 01/10, e desde o dia 29/09 esta parada na transportadora, hoje são 03/10 e pelo visto não entregarão. Teria alguma forma de me ajudar?

  3. Olá como eu tiro o som do foco da câmera pois as vezes estamos em locais que exigem silêncio.

    Uma outra dúvida. Tem como aumentar o tamanho das teclas do teclado ?

    Obrigado e fico no aguardo.
    Junior

    1. Edmond, o app de câmera não tem a opção para eliminar o som. Quanto ao tamanho das teclas o teclado da Google (padrão no Quantum GO) não tem essa opção. Você precisaria de um teclado alternativo que ofereça este recurso.

  4. Gostaria de saber se o foco da câmera consegue focar objetos longe, paisagens etc, como os outros smartphones. Porque tenho outro celular com a câmera de apenas 5MP e com autofoco também. Quando tiro fotos de algo longe com o Quantum Go e depois vejo na galeria e dou zoom para ver melhor, fica tudo desfocado, já com o outro meu celular não, dá pra ver “direito”. Ex. na sala de aula pra tirar fotos do quadro, dá pra ver melhor com o outro do que o Quantum Go.

    1. Sueldes, consegue sim, você pode ver alguns exemplos de paisagens nas fotos acima. Se você acha que a câmera de seu aparelho não está com foco legal, entre em contato com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). Ela com certeza poderá te ajudar.

  5. Obrigado. Mas essa informação já não é mais necessária pra mim… Porque fui roubado ahhhhh de novo. Queria meu Quantum Go de volta! Não fiquei um mês com ele! :'(

  6. O difícil é conseguir entrar em contato com alguém no número 3044-2244,já estou a mais de 10 minutos tentando falar com alguém e ainda estou ouvindo musiquinha..

  7. Se eu tocar duas vezes na tela, a mesma acende ou apaga, certo? Mas se eu trocar a launcher padrão do Quantum go pela do google now launcher, vou perder tal função? Ainda não recebi o meu, está a caminho (3 dias úteis ainda.. Hehehehe)

  8. Outra coisa, sobre atualizações. Se vocês quiserem que seu produto faça muito sucesso, mantenham sempre atualizado com a última versão do google. Participo de vários forums e esse quesito é um dos mais requisitados pelos usuários. Nunca mais comprei Samsung porque eles só atualizam, se importam, com os dois últimos lançamentos, abandonando por completo os demais. Tentem atualizar pelo menos por 2 anos. Meu Nexus 7 atualizou por 3 anos com a última versão.

    1. Anisio, já garantimos a atualização para o Android 6.0 “Marshmallow”, mas ainda não definimos uma data para isso. Até lá, faremos atualizações períódicas, com correções de bugs e patches de segurança.

  9. Achei a matéria muito interessante e útil porém ainda estou com a dúvida em várias funções. Será que poderiam fazer um a outra matéria dessa só que mais detalhado? Tipo, quero dizer uma que explique função por função e a importância ou não em cada situação. Muito obrigado desde já !!!

  10. Estou com meu Quantum tem apenas 3 dias, e posso dizer que foi uma grata surpresa. Gostei de quase tudo no celular, porém o que me decepcionou um pouco foi a câmera: ela tem uma qualidade muito boa (tanto a traseira quanto a frontal) porém não há como tirar imagens em 16:9, o modo embelezador não é bom e não tem muitas opções e funções, e o menu não é intuitivo. Alguma chance de disponibilizarem uma atualização para a câmera?

  11. comprei o meu quanto go ha um mes gostei muito dele câmera traseira e excelente mas a câmera frontal nao serve pra nada a imagem e horrível parece uma camera vga. celulares como moto g com a camera de 2M tem a cemera superior a do quantum que tem a camera de 5M.
    eu tenho esperança que a fabricante mande atualização para que a camera melhor pq se não melhorar essa câmera frontal irei me arrepender de ter comprado esse celular

    1. David, lançamos uma atualização de sistema em Novembro que melhorou a qualidade de imagem da câmera frontal, mas se você comprou o aparelho há um mês então muito provavelmente ele já veio atualizado. Nossa dica é fotografar com a câmera frontal usando o app de câmera do aparelho, e não apps de terceiros como Snapchat, que degradam a qualidade de imagem.

  12. Olá, as dicas são ótimas! Adoro fotografar paisagem, principalmente o pôr do sol e a lua, porém, nunca consegui obter uma boa imagem da lua. Apesar de sua configuração de câmera não possuir tantos recursos, consigo fazer fotos incríveis no dia a dia. Gostaria de um post com (Como fotografar a lua com o meu Quantum Go) obrigada.

    1. Irla, a Lua é um desafio para qualquer câmera, por causa do brilho, contraste com o céu e distância. Para conseguir bons resultados você vai precisar combinar a câmera do Quantum GO a um telescópio ou outro sistema de ampliação. Anotamos sua sugestão e vamos pesquisar um método.

    1. Vanessa, veja na configuração da câmera se você não está com o “modo embelezamento” ativado, às vezes ele pode mais atrapalhar do que ajudar. E a câmera frontal precisa de muita luz para trabalhar, prefira fazer fotos em locais bem iluminados ou use o Flash na Tela para ajudar.

  13. Olá. Minha experiência com o meu Quantum está sendo ótima e qndo precusei fui mto bem atendida pelo pessoa do suporte técnico. Mas já q estou aqui, gostaria de saber porque minhas fotos ficam ruins qndo dou zoom e tirp a foto. Fica embaçado, desfocado. Tem alguma confivuração que eu possa fazer para melhorar? Pois uso para tirar fotos das aulas onde faço cursinho.
    Estou amando meu Quantum GO!

  14. Amei o Meu Quantum Go , em todos os sentidos menos na Câmera Frontal .. Quando tiro a foto ela fica Embassada, desfocada .. E no moto G que eu tinha o mais antigo a câmera frontal era bem melhor .. Por favor tenho esperança que na atualização , a câmera frontal melhore , ou eu terei que trocar de cel porque a frontal é péssima .. Nessa atualização haverá alguma melhora na Câmera Frontal ???

  15. O que tem a dizer sobre o Quantum GO Q1 ser idêntico ao Infinix Zero 2? Desde o Hardware ateh boa parte do Software sendo que até as ROMs são compatíveis um com o outro?!

    1. Thi, na verdade a história é mais complexa. O visual e hardware do Quantum GO foram desenvolvidos em parceria com empresas no exterior em caráter de não-exclusividade, ou seja, poderiam ser licenciados a outras empresas. Isso é bastante comum no mercado de telefonia, pois acelera e barateia o desenvolvimento do produto. A Infinix licenciou nosso projeto e baseou seu produto nele, mas por particularidades no mercado brasileiro (regulamentação, burocracia interna, etc) nosso produto acabou chegando um pouco depois às lojas. Nosso Diretor de Produtos, o Vinicius Grein, fala um pouco sobre isso nesse vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=t5kT5gxHzlE

  16. Amava as variedades de tipos de fotos que poderíamos tirar no Quantum Go, porém depois da atualização do sistema, todas as funções no meu aparelho desapareceram , algo totalmente decepcionante.

  17. Vocês pretendem colocar modos mais manuais no aplicativo de câmera nas próximas atualizações? Ter um aplicativo de câmera mais manual nativo parecido com o do LG G4, seria incrível.

  18. Adquiri o aparelho celular Quantum Go, mas estou insatisfeito, bateria não aguenta muito, a camera frontal muito ruim, embelezamento fica embaçado, já fiz config, já atualizei o androide e ainda está muito ruim, e tbm não veio o cabo de antena para tv. Suporte não responde por e-mail e não consigo por telefone.

  19. Olá! Tenho um quantum fly e não estou conseguindo usar zoom nas minhas fotos. As teclas de volume são para capturar a imagem e não tem nas configurações opção de mudar isso. O que posso fazer?

    1. Jéssica, você pode fazer zoom fazendo um gesto de “pinça” com os dedos sobre a tela: toque com dois dedos em um ponto e afaste eles para aumentar o zoom, aproxime para diminuir. Também é possível usar um app de câmera alternativo, temos boas sugestões aqui no blog.

  20. Tenho um quantum muv,e eu gostaria de gravar um vídeo com música no fundo porém nem o aplicativo Google play música nem o player de música do celular continuam em funcionamento quando inicio a gravação. Gostaria de saber se é possível ajustar para q os dois apps funcionem

  21. Olá, eu tenho u quantum go há quase um ano, e meu foco não trava como sugerido acima. Eu já fiz algumas atulizações que me foram disponibilizadas, mas não sei dizer se poderia ter alguma relação.

  22. OLá, gostaria de tirar uma dúvida sobre o quantum Muv Pro, sei que há embelezamento na camera mas gostaria de desativá-lo e queria saber como fazer isso. Já procurei nas configurações e não encontrei nada que desativasse o embelezamento. Pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *