Quantum, Smart

AMOLED vs LCD: entenda a tecnologia por trás da tela do Quantum GO

Tela AMOLED do Quantum GO

Um processador rápido, uma câmera excepcional ou uma bateria com autonomia para um dia inteiro. Todas são características desejáveis em um smartphone, mas de nada adiantam se um outro recurso muito importante não agrada: a tela. Você irá olhar para ela durante boa parte do dia, e se as imagens forem “lavadas”, com pouco brilho ou baixa resolução, você acabará deixando o smartphone de lado.

Há duas tecnologias principais usadas na criação de telas para smartphones: LCD (o popular “Cristal Líquido”) e a OLED (“LED Orgânico”), cada uma com suas características próprias. E cada tecnologia produz um resultado visual diferente.

Tela com Tecnologia LCD

As telas com tecnologia LCD atual é uma evolução das primeiras telas de cristal líquido, usadas em calculadoras de bolso lá na década de 70. Funciona basicamente assim: cada “célula” ou ponto que compõe a imagem contém uma pequena quantidade de cristal líquido, ensanduichado entre eletrodos transparentes.

Controlando a corrente elétrica que passa por estes eletrodos, é possível mudar a posição do cristal, bloqueando ou permitindo a passagem da luz. Colocando filtros sobre cada célula é possível mudar a cor da luz, e combinando pontos próximos nas cores primárias (vermelho, verde e azul) é possível produzir qualquer outra cor. Nasce aí um “pixel” na tela.

Tela com Tecnologia OLED

Já as telas com tecnologia OLED é mais recente, e fruto de uma miniaturização radical dos LEDs, aquelas “luzinhas vermelhas” que dizem quando um aparelho eletrônico está ligado. Imagine um painel com milhares deles, um ao lado do outro, reunidos em grupos de três, um para cada cor primária. Controlando o brilho de cada elemento do grupo, é possível criar um “pixel” na cor desejada.

Detalhe dos LEDs que compõem uma tela AMOLED
Detalhe dos LEDs que compõem uma tela AMOLED. Crédito: ZeptoBars/Wikimedia Commons (cc-by-3.0)

Está aqui uma das principais diferenças entre as tecnologias. Na LCD o painel controla a passagem da luz, mas não há luz própria. É preciso iluminar a tela de alguma forma, o que atualmente é feito com LEDs brancos. E aí moram alguns problemas.

Se a iluminação não for feita de forma homogênea, algumas áreas da tela serão mais claras ou escuras do que as outras, resultando em “manchas” na imagem. Toda a tela precisa ser iluminada, mesmo as áreas que ficarão escuras, o que aumenta o consumo de energia. Os filtros absorvem parte da luz, o que diminui o brilho visível ao usuário, e para compensar aumenta-se o brilho dos LEDs, o que aumenta o consumo de energia. Por fim, a luz colorida é gerada filtrando a luz branca, um processo que não é completamente eficiente e afeta a pureza das cores.

Numa tela OLED vários destes problemas são resolvidos. Cada ponto produz sua própria luz, eliminando a necessidade de LEDs poderosos para iluminação global e o risco de uma iluminação desigual. Tem uma área preta na imagem? A tela simplesmente “desliga” os pixels correspondentes, que não consomem energia. Estes dois pontos, por si só, ajudam a definir uma das características das telas OLED, o excelente contraste. Preto é preto, e não um “cinza bem escuro” como em muitos LCDs.

Não há filtros para absorver parte da luz, então o brilho é maior com menor consumo de energia. E cada ponto produz uma cor primária pura, que combinadas em igual proporção produzem luz branca. Ou seja, as cores são muito mais precisas e vibrantes. Por fim, como não há filtros e polarizadores para controlar a passagem da luz, os ângulos de visão são muito melhores. Já viu um smartphone ficar com a imagem lavada ou as cores distorcidas quando você não está olhando diretamente para a tela? Este é um problema comum nas telas LCD, do qual as telas OLED não sofrem.

Tela com Tecnologia AMOLED

O Quantum GO tem uma tela AMOLED de 5”, que é uma evolução da tecnologia OLED. Também usada em aparelhos topo de linha de fabricantes como a Samsung ou Motorola, ela traz todos os benefícios descritos acima: cores vibrantes, alto brilho, contraste imbatível, excelente ângulo de visão e menor consumo de energia.

A resolução HD de 720 x 1280 pixels resulta em uma densidade de 293 pixels por polegada, similar à famosa resolução “retina” popularizada pela Apple em seus aparelhos. Isso torna muito difícil distinguir os pontos que compõem a imagem, o que lhe dá uma aparência mais homogênea e natural.

Talvez você esteja se perguntando: “porque não usar uma tela Full HD?”. A resposta é simples: numa tela de 5” a diferença na qualidade de imagem seria pequena, não justificando nem o maior custo do componente, nem o maior consumo de energia. Ao escolher uma tela HD, reduzimos o custo do aparelho e aumentamos a autonomia da bateria, com impacto mínimo para o usuário.

Esta foi apenas uma das muitas escolhas inteligentes que fizemos durante o desenvolvimento do Quantum GO para atingir nosso objetivo: alta tecnologia com preço justo.

55 Comments

      1. Quando o preço caíra? Pois o smartphone já deixou de ser novidade a muito tempo!!! E o custo benefício já não é mais um atrativo do aparelho, o mesmo é de qualidade, porém existe opções mais interessantes em torno desse valor!

        1. Anderson, não tenho previsão de redução de preços. Ao contrário de outros fabricantes, não trabalhamos com altas margens de lucro que permitem “descontos” irreais ao longo do tempo. Some a isso nossa instabilidade econômica e a alta do dólar, e não temos um cenário favorável.

    1. Gelvandir, não dá pra responder, são muitos pedidos. O prazo de entrega depende do destino, você pode calcular o prazo em nosso próprio site, antes mesmo de fechar a compra. Adicione um produto ao carrinho de compras e insira o CEP num campo que fica logo abaixo da lista de itens. Clique em Calcular e o prazo aparece na tela. Todos os pedidos são entregues pelos Correios, e tem código de rastreamento.

  1. Realmente o melhor aparelho que alia custo x benefício. Estou gostando muito tbm da responsabilidade e comprometimento da Empresa Quantum, espero que continuem assim!
    Esperando pra comprar o meu no fim do ano, espero que até lá não aumente o preço.

  2. Vi o aparelho em um quiosqueno shop Ibirapuera, os atendentes tiraram todas as minhas duvidas e foram 10. O puco q mechi lá vi q o aparelho é ótimo. Já fiz a compra e estou aguardando ancioso sua chegada. Obrigado

  3. Parabéns pela decisão inteligente, acho uma bobagem fabricantes colocando resolução de 2k e resolução de 21 MP na câmera só pra impressionar com números sendo que é mais desvantagem que vantagem.

  4. QUERO SABER SE ESTES APARELHOS DA QUANTUM, VÃO ATUALIZAR OS ANDROIDES QUE POSSIVELMENTE VIRAM POR AI. JÁ ESTAMOS NO ANDROIDE 6.0.

  5. Recente já vi muitos vídeos sobre ele e fiquei impressionado pelo custo-beneficio, mas eu tenho uma dúvida, pq alguns jogos na play store não são permitidos ? Ele tem capacidade de executar os jogos,(com vi em vídeos do YouTube) mas na play store estão como incompatíveis.
    PF RESPONDAM ESTOU MUITO AFIM DE COMPRA-LO.

    1. Danilo, depende do desenvolvedor certificar o jogo para cada aparelho. Se ele não lista o hardware como “compatível”, ele nem aparece na Play Store. Já estamos falando sobre isso com grandes desenvolvedores, como a Gameloft, mas não podemos fazer muito mais do que avisar e esperar.

  6. compre meu quantum mas tou com uma duvida meu boleto vencia hoje dia 04 /11 eu ja paguei o boleto mas o pagamento nao foi aprovado se o pagamento nao for aprova do hoje meu pedido sera cancelado ?

  7. Comprei o Quantum Go 4g,excelente aparelho, e sobre a tela, gostaria de tirar uma dúvida, é normal ela ser amarelada? Coloquei ao lado de um Zenfone 5 (LCD IPS) e a diferença de tom no branco é gritante, o QGo é MUITO mais amarelo que no Zenfone, chega a parecer defeito, e sob a luz do sol, a tela fica esverdeada, isso é normal??

    1. Elvis, as telas AMOLED tem cores mais “quentes” e saturadas que as telas LCD IPS, é uma característica da tecnologia. O Quantum GO 4G tem um sistema que permite ajuste fino da imagem, inclusive da temperatura de cor e saturação, para que fiquem ao seu gosto. Entre em Configurar / Tela / Miravision para fazer a mudança.

  8. Comprei um Quantum GO 4G e 32 GB recentemente. Muito bom aparelho, no entanto depois que aperto o botão para desligar a tela, ela acende varias luzes coloridas, sempre do lado direito da tela do aparelho. Essas luzes apagam devagar. É normal que isso aconteça ou é um problema técnico?

  9. Comprei o Quantum Go com boas expequitativas, mas depois pesquisei sobre reclamacoes, e nao gostei do que vi… Todo dia sao varias reclamacoes. quando chegar, ja vou tentar devolver no praso. Espero que a empresa respeite meu direto do Consumidor.

    1. Douglas, já que você comprou e está esperando a entrega do aparelho, que tal nos dar uma chance? Você tem até 7 dias para devolver o aparelho, a contar da data de recebimento, e será atendido se optar pela devolução. Mas aconselho experimentar seu Quantum GO por alguns dias antes disso, estamos confiantes de que você irá se surpreender.

  10. comprei nao usei nem um mes ja apresentou defeito nao acende mais a tela e nao quero ver se vai trocar o meu aparelho porq nao tem um mes q reçebi

    1. Antonio, fale com com nossa equipe de suporte, no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs. Para facilitar o atendimento, informe o número de sua Nota Fiscal. Ela com certeza irá te ajudar.

  11. Quantum Go!

    Acho que as noticias boa da tela finda por ai né? comprei o meu, chegou ontem e já percebi um problema na tela… quando desligo ela a mesma fica com pixels em cores diferentes acesos, e vai sumindo devagar como podemos resolver essa quastão?

  12. Olha galera, comprei um quantum GO recentemente e notei que olhando no escuro com a tela apagada, aparece vários ledzinhos , alguém sabe se isso é normal ?

  13. Eu gostaria de saber se vcs ja resolveram todos os problemas do Quantum GO oi se este aparelho ainda está dando problema, pois achei muito bacana esse parelho porém há muitas reclamações.

    1. Adrielly, trabalhamos constantemente para resolver os problemas reportados pelos nossos usuários. Uma atualização de sistema lançada em novembro (veja artigo aqui no blog) corrigiu os problemas mais comuns, e iremos atualizar o aparelho novamente conforme necessário.

    1. Robson, usamos Gorilla Glass 3 na frente e na traseira do aparelho. É um dos materiais mais resistentes em sua categoria, mas como todo derivado de vidro está sujeito a quebra com quedas e impacto.

  14. Comprei meu quantum a uma semana ele chegou a dois dias e quando desliga a tela posso ver alguns pixels ligados parece uma árvore de natal alguns pontos verdes e outros vermelhos na tela podem me dizer que tipo de problema é esse?????

    1. Diego, isso é uma características das telas, que não afeta de forma alguma o uso no dia-a-dia. Para saber mais entre em contato com nossa equipe de suporte no e-mail suporte@meuquantum.com.br, ou pelos telefones 3004 2244 (Capitais) ou 0800 777 2244 (Demais localidades). O atendimento é de segunda à sexta das 8hs às 20hs e aos sábados das 8hs às 14hs.

  15. Olá o meu smartphone está com 3 linhas mais claras na tela, comprei faz duas semanas, ha alguma configuração que posso alterar para resolver o problema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>